Estudantes de Redes de Computadores do IFTM Campus Uberlândia Centro comemoram a conclusão do curso
Crédito: Divulgação
A noite desta quinta-feira (31) foi especial para estudantes do curso técnico concomitante em Redes de Computadores, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Um grupo de 16 jovens participou da cerimônia de formatura do curso no auditório do Campus. A solenidade não é obrigatória para o encerramento, mas contou com boa adesão da turma de concluintes e fechou com chave de ouro a trajetória do grupo no Campus.
Escolhido como paraninfo pelos formandos, o professor Johann Max Hofmann Magalhães participou da solenidade ao lado do professor Danilo Custódio, eleito como patrono da turma. Johann fez um discurso para se despedir dos estudantes — agora egressos. O professor ressalta que quem passa pelo curso leva uma formação técnica de qualidade, mas também experiências para a vida.
“A formatura dos alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores representa o encerramento de um ciclo intenso de aprendizados, conexões e descobertas. Ao longo do curso, esses estudantes enfrentaram desafios técnicos, projetos interdisciplinares, linhas de código, cabos, servidores e firewalls — mas também construíram amizades, valores e histórias que levarão para a vida. Esse momento solene marca o início de novas jornadas, em que os conhecimentos adquiridos se transformarão em soluções para a sociedade, inovação e oportunidades no mercado de trabalho”, avalia Johan.
Durante a solenidade, o juramento dos técnicos foi feito pela estudante Mariany Oliveira Cordeiro e a oratória, em nome da turma, ficou a cargo de Ingrid Renata de Oliveira Rodrigues. Em seu discurso, Ingrid reconheceu o papel do IFTM, a atuação dos professores e também destacou as experiências ao longo do curso.
“A gente criou laços. Aprendeu a trabalhar em grupo, a ajudar uns aos outros, a rir junto e a desabafar nas provas. O IFTM foi parte fundamental disso tudo. Aqui a gente amadureceu. Aos nossos professores, nossa eterna gratidão. Vocês nos ensinaram muito mais que matérias: ensinaram a resolver problemas — o que, sejamos honestos, é literalmente a definição da nossa área — e a ter valores, postura, respeito e profissionalismo”, destacou Ingrid no discurso.
A cerimônia foi encerrada pela diretora geral do Campus Uberlândia Centro, Lara Kuhn. A diretora destacou a relação do curso com o mercado de trabalho e também o interesse que tem despertado na cidade. “Ao longo da formação, vocês tiveram contato com ferramentas, práticas e conhecimentos que já os habilitam a atuar em um setor estratégico, em constante expansão, e cada vez mais essencial para o funcionamento da sociedade”, afirmou em sua fala. “E não posso deixar de destacar um dado que nos enche de orgulho: no processo seletivo do meio deste ano, o curso de Redes de Computadores foi o mais procurado entre todos os cursos técnicos concomitantes do IFTM. Isso mostra que estamos no caminho certo. Isso mostra que o trabalho de vocês, estudantes, professores e equipe pedagógica, tem gerado resultados, tem conquistado reconhecimento. Este curso já é referência, e isso se deve, sobretudo, às pessoas que o constroem diariamente”, completou a diretora.
Redes de Computadores
O curso técnico em Redes de Computadores é ofertado semestralmente no Campus Uberlândia Centro e é um curso concomitante ao Ensino Médio. Isso significa que o estudante faz o curso técnico no Campus, mas cursa o Ensino Médio em outra escola. O curso tem duração de um ano e meio e os profissionais formados tem um amplo campo de atuação, podendo trabalhar como técnico de suporte em informática de pequenas empresas, ou no setor de TI de grandes corporações, nos quais os requisitos de segurança, disponibilidade e funcionalidade da rede são imprescindíveis.
Mais informações podem ser obtidas na página do curso.