Extensão

IFTM Campus Uberaba dá largada ao projeto ‘Pé na Areia de Olho na Educação, conectando esporte e formação cidadã

Iniciativa usa o beach tennis para integrar esporte, ensino e inclusão social e, incentivam permanência escolar e desenvolvimento de estudantes da rede pública
Publicado em 04/08/2025 22:25 Atualizado em 05/08/2025 13:55
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Cinco estudantes adolescentes jogam beach tennis em uma quadra de areia durante o dia. Três meninas e dois meninos estão em dupla ou esperando sua vez de rebater a bola. Todos seguram raquetes coloridas. Ao fundo, à direita, está o professor Matheus Louzada, vestindo camiseta escura, observando a atividade e segurando uma cesta com várias bolas. A quadra está cercada por grades e é margeada por palmeiras e prédios altos. O clima é de atenção e movimentação esportiva.
Cinco estudantes adolescentes jogam beach tennis em uma quadra de areia durante o dia. Três meninas e dois meninos estão em dupla ou esperando sua vez de rebater a bola. Todos seguram raquetes coloridas. Ao fundo, à direita, está o professor Matheus Louzada, vestindo camiseta escura, observando a atividade e segurando uma cesta com várias bolas. A quadra está cercada por grades e é margeada por palmeiras e prédios altos. O clima é de atenção e movimentação esportiva.
Crédito: Ana Carolina Portela Silveira

O projeto Pé na Areia de Olho na Educação teve início em 29 de julho com a participação de estudantes dos cursos técnicos em Administração, em Agropecuária e em Alimentos do IFTM Campus Uberaba. A proposta utiliza o beach tennis como ferramenta educativa e é conduzida pelo professor e atleta Matheus Louzada. A atividade faz parte do conjunto de ações do campus voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes.

Para o professor Matheus, o esporte é mais do que prática física: é instrumento de transformação. “O que me motiva nesse projeto é ver o esporte sendo usado como um meio de transformação na vida desses adolescentes. E nesse processo, eles não aprendem só a jogar: aprendem a lidar com frustração, a trabalhar em equipe, a respeitar o outro. É uma troca muito rica, e eu me sinto privilegiado por fazer parte disso”, afirmou.

A estudante Lígia Lomartirre Crispim, do segundo ano do curso de técnico em  Administração, relatou que a aula foi uma oportunidade inédita. “Nunca havia praticado esportes antes. Não imaginava vivenciar algo assim até o Instituto Federal proporcionar. A atividade foi muito divertida e acredito que todos os participantes compartilharam dessa mesma sensação. Tenho certeza de que em breve estaremos competindo em diversos campeonatos”, disse. Ela também destacou o acolhimento e o clima positivo da vivência: “Foi uma experiência nova, uma troca muito legal. A gente teve a oportunidade de aprender e de se divertir ao mesmo tempo. Não é todo dia que a gente tem uma aula diferente assim”.

Ana Carolina Portella Silveira, coordenadora geral de extensão do IFTM Campus Uberaba e responsável pela iniciativa, explicou os objetivos do projeto. “O que a gente quer com esse projeto é mais do que ensinar um esporte. Por meio do apoio e da estrutura do IFTM Uberaba, esperamos oferecer uma vivência que ajude esses adolescentes a se desenvolverem como um todo".

"O beach tennis entra como uma ferramenta leve e acessível, que estimula o corpo, mas também o respeito, a convivência, a disciplina e até o cuidado com o ambiente, focando em criar um espaço onde todo mundo pode crescer junto, se sentir pertencente e descobrir seu próprio potencial”, destacou Ana Carolina. 

O projeto oferece aulas semanais para estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas de Uberaba, com foco em inclusão, permanência escolar e desenvolvimento integral. Também estão previstas ações de divulgação do beach tennis na cidade e, quando possível, a organização de torneios internos abertos à comunidade.

A proposta parte da ideia de que o esporte é uma ferramenta educacional capaz de estimular habilidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas. O projeto promove competências como disciplina, criatividade, cooperação, resiliência e consciência ambiental, em um ambiente de acolhimento e aprendizagem.

Entre os objetivos estão ampliar o acesso ao esporte, promover a inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade, incentivar o vínculo com os estudos e estimular o cuidado com o meio ambiente. A frequência e o rendimento escolar dos participantes são acompanhados ao longo da atividade.

Com 192 horas de duração, a iniciativa segue até novembro de 2025 e integra o Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM. A proposta articula práticas esportivas à formação cidadã, com foco em respeito, convivência e autoestima.

 

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