Propriedade Intelectual

IFTM Campus Uberlândia registra seu primeiro software: aplicativo educacional sobre Boas Práticas de Fabricação

Trata-se de um aplicativo educacional voltado para o ensino das Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos, ferramenta essencial para garantir a qualidade e a segurança alimentar
Publicado em 06/08/2025 08:00 Atualizado em 11/08/2025 10:15
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida dos professores Letícia Castejon e Rogério Cardoso.Ao fundo a tela de um computador com linhas de código em um software de programação
Fotografia colorida dos professores Letícia Castejon e Rogério Cardoso.Ao fundo a tela de um computador com linhas de código em um software de programação
Crédito: Comissão de Comunicação / IFTM Campus Uberlândia

O IFTM Campus Uberlândia acaba de alcançar um marco histórico: o registro do seu primeiro software. Trata-se de um aplicativo educacional voltado para o ensino das Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos, ferramenta essencial para garantir a qualidade e a segurança alimentar.

O aplicativo, que será disponibilizado para dispositivos móveis, foi desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa aprovado pelo Edital nº 03/2024. Ele reúne conteúdos sobre higiene pessoal, higiene do ambiente, controle de pragas, armazenamento adequado, controle de qualidade, entre outros temas fundamentais. Além do conteúdo teórico, o software também contará com quizzes interativos para que os usuários possam testar seus conhecimentos.

A iniciativa é orientada pela professora Letícia Castejon, com coorientação do professor Rogério Cardoso, e envolve estudantes do curso de Internet das Coisas (IoT). O projeto começou com o aluno Pedro Lucas, que concluiu seus estudos em 2024, e segue em fase finalização com o estudante Victor Hugo, do 2º ano C. A previsão é de que o aplicativo seja concluído em setembro e apresentado em novembro, durante o Universo IFTM.

Para Victor, participar do desenvolvimento do aplicativo foi uma experiência transformadora.

“Achei muito bom poder participar do desenvolvimento do aplicativo, porque além de aprender diversas coisas acerca do curso de Alimentos, mais que isso, eu aprendi muito sobre o meu curso e a área dele, uma área que eu gosto bastante que é a de programação e desenvolvimento de software. Espero que o projeto possa também ajudar outras pessoas assim como me ajudou. É uma área que eu quero muito seguir, e esse projeto vai me ajudar bastante a conseguir isso”, destaca.

Pedro Lucas acrescenta:

"Como egresso, agradeço a Prof. Letícia e ao Prof. Rogério, por terem acreditado no projeto e auxiliar em tudo o que precisamos! É gratificante saber que puder terminar meu ensino médio, com essa bagagem e poder ainda continuar contribuindo com o campus! Ao @victorhugo.mp, meu grande parceiro, agradeço por ter dado continuidade nesse projeto e ter feito ele chegar onde chegou! Estamos todos de parabéns!"

Mas o que significa registrar um software? De forma simples, é o reconhecimento formal e jurídico da autoria e dos direitos sobre o programa de computador, garantindo a propriedade intelectual dos criadores.

Lançamento previsto para setembro e apresentação em novembro, no Universo IFTM, que acontecerá, desta vez, em Uberlândia.

Compartilhe:

Notícias relacionadas