eventos externos

IFTM marca presença no 5º Encontro Nacional do PNAE e debate futuro da alimentação na Rede Federal

Instituição participou de discussões sobre o fortalecimento do programa, compartilhou desafios e apresentou avanços na sua política de alimentação e nutrição
Publicado em 07/08/2025 15:30 Atualizado em 07/08/2025 15:31
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida de Flávia Costa e Saulo da Mata no 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Foto colorida de Flávia Costa e Saulo da Mata no 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Crédito: Saulo da Mata

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participou do 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Rede Federal, realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Brasília-DF. O evento, sediado no Instituto Federal de Brasília (IFB), foi uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em parceria com o próprio IFB.

Com o tema "Alimentar para Educar", o encontro reuniu gestores, nutricionistas e representantes de diversas instituições para demarcar a importância estratégica da alimentação e nutrição escolar no processo educativo. A programação ofereceu atividades que promoveram o intercâmbio de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a discussão sobre os desafios na execução do PNAE.

Um dos pontos altos do evento foi a oportunidade de diálogo direto com instâncias do Governo Federal. Com a participação de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os painéis permitiram que as instituições da Rede Federal, com o movimento estudantil representado pela Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET), reafirmassem a necessidade urgente de aumento dos recursos destinados ao programa.

Avanços e desafios no IFTM

A participação no evento nacional também serviu para dar visibilidade à realidade do PNAE no IFTM. Atualmente, o programa é executado pela equipe de nutricionistas da instituição. Assim como em outras instituições da Rede, a ausência de nutricionistas em todos os campi evidencia um desafio, que demanda estratégias colaborativas entre os profissionais e o engajamento de outros servidores. O encontro reforçou a importância de ampliar o quadro de profissionais para garantir a plena execução do programa.

Neste cenário, o IFTM apresentou seus avanços recentes. A instituição criou o Fórum Permanente da Alimentação e Nutrição (FOPAN), um órgão colegiado consultivo que visa assessorar a Coordenação Geral de Políticas Estudantis e Esporte (CGPEE) no planejamento e avaliação das ações do setor. O FOPAN integra um conjunto de fóruns permanentes, como o da Assistência Estudantil (FOPAE) e o de Esporte e Lazer (FOPEL), fortalecendo a gestão participativa.

Além disso, o IFTM está na fase final de aprovação da sua Política de Alimentação e Nutrição, um documento norteador para promover a alimentação saudável e a vigilância alimentar e nutricional de modo compartilhado em toda a instituição.

O IFTM foi representado pelo coordenador-geral de Políticas Estudantis e Esporte, Saulo da Mata, e uma delegação do Campus Paracatu, liderada pela nutricionista Flávia Costa.

Para Saulo, a participação foi fundamental para o alinhamento de estratégias. “Participar de eventos como este é fundamental para estreitar laços com as outras instituições da Rede Federal, bem como com as instâncias do Governo Federal, responsáveis pelo PNAE. Esperamos que com a criação dos nossos fóruns permanentes e a articulação do IFTM no Fórum de Políticas Estudantis (FPE) no âmbito do CONIF, possamos criar um ecossistema de gestão participativa que irá, muito em breve, resultar em melhorias nas ações relacionadas com a Alimentação e Nutrição, em conjunto com a Assistência Estudantil e o Esporte na nossa instituição”, destacou o coordenador.

A expectativa é que, no próximo ano, uma delegação maior, com representações de todos os campi do IFTM, possa participar e contribuir ainda mais com este importante debate nacional.

Compartilhe:

Notícias relacionadas