Extensão

Projeto de Extensão promove encontro internacional sobre Identidade Profissional e Competência Digital Docente

Encontro online realizado pelo IFTM Campus Uberaba e IFPR Campus Palmas reuniu pesquisadores do Brasil e da Espanha para debater identidade profissional docente e competências digitais na educação contemporânea.
Publicado em 13/08/2025 21:00 Atualizado em 13/08/2025 21:12
Compartilhe:
Compartilhe:
Tela de uma videoconferência com quatro janelas: no topo, Javier Millos Castro aparece falando; abaixo, ícone de Andrei Cristian, indicação de “Mais 22 pessoas” e Daiane Padula Paz em um ambiente interno.
Tela de uma videoconferência com quatro janelas: no topo, Javier Millos Castro aparece falando; abaixo, ícone de Andrei Cristian, indicação de “Mais 22 pessoas” e Daiane Padula Paz em um ambiente interno.
Crédito: Daiane Padula Paz

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberaba e com a Universidade de Cádiz (Espanha), realizou no dia 12 de agosto de 2025, às 18h, o encontro online do Projeto de Extensão “Identidade Profissional e Competência Digital Docente: Demandas e Desafios da Educação da Atualidade”. A atividade, coordenada pela professora Daiane Padula Paz, docente em Colaboração Técnica no IFTM Campus Uberaba, reuniu pesquisadores do Brasil e da Espanha para debater temas relacionados à Educação sob uma perspectiva multicultural.

O evento, voltado para integrantes de grupos de pesquisa, docentes, estudantes de licenciatura e pesquisadores da área, teve como finalidade promover a formação docente e a troca de experiências sobre a construção da identidade profissional no contexto contemporâneo, considerando as demandas do mundo conectado e a importância das competências digitais.

Segundo a coordenadora, Professora Daiane Padula Paz, “a identidade profissional docente é forjada através das interações e vivências que o docente tem em sua trajetória. Assim, atividades formativas que integram ações de internacionalização como essa são riquíssimas, pois favorecem a troca de experiências com educadores de outros países e o desenvolvimento de novas perspectivas pedagógicas”.

Participando do encontro, o professor Javier Millos Castro destacou o papel do IFTM Campus Uberaba como referência educacional. “O campus é uma potência não apenas por sua dimensão, mas pela possibilidade de atrelar teoria e prática nos cursos ofertados, qualificando muito os processos de ensino e aprendizagem”, afirmou. Ele acrescentou ainda que, no cenário educacional global, “formar-se e atuar com uma visão internacional não é luxo: é parte essencial para responder aos desafios da educação contemporânea. Por isso, atividades formativas que integram e discutem diferentes realidades são importantes para todos os agentes da Educação”.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com a promoção da formação docente e a valorização de práticas pedagógicas inovadoras, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão em nível internacional.

Compartilhe:

Notícias relacionadas