Una tarde en España promoveu intercâmbio cultural no IFTM Campus Uberaba
Crédito: Aline Taís Cara Pinezi e Tamara Lourenço
No último dia 13 de agosto de 2025, das 17h às 19h, o Auditório Padre Agostinho Zago, no IFTM Campus Uberaba, recebeu uma programação especial dedicada à cultura e ao idioma espanhol. O evento “Una tarde en España”, organizado por professores do CENID (Centro de Idiomas e Internacionalização) e do NELL (Núcleo de Estudos em Línguas e Linguagens), contou com a participação dos espanhóis Javier Castro e Jose Maria (Universidade de Cádiz) e aproximou o público de diferentes aspectos da cultura da Espanha por meio de diálogos, curiosidades e momentos de interação.
A iniciativa apresentou o ensino de línguas como uma ponte para o mundo, fortalecendo o diálogo entre culturas e ampliando a compreensão de elementos históricos, sociais e linguísticos. A programação teve início às 17h, com a palestra “Culturas em diálogo: o ensino de Línguas como ponte para o mundo”. Em seguida, às 17h50, aconteceu o tradicional Café e Conversa. Às 18h10, o público participou do bate-papo “É verdade ou não é?”, voltado à troca de informações e curiosidades culturais. O encerramento ocorreu às 18h30, com um momento interativo entre os convidados e os alunos.
Para deixar o café mais saboroso e promover a partilha, os participantes levaram lanches típicos mineiros, que foram compartilhados durante a confraternização.
A professora Tamara Lourenço, docente de espanhol do CENID, destacou a importância do evento para a formação dos estudantes. “O encontro ‘Una tarde en España’, organizado pelas professoras do NELL / CENID foi incrível. Um momento pensado para oportunizar conhecimento cultural para os alunos. Momentos assim são ricos para superar as barreiras linguísticas, conhecer e respeitar a cultura do outro, e de certo modo, deixar um pouco da nossa cultura nos nossos convidados estrangeiros. Javi e Jose, nossos convidados, compartilharam saberes, conhecimento e trouxeram a alegria dos espanhóis. Vivemos uma tarde encantadora!", afirmou.
A participação estudantil também foi um dos destaques do evento. Para Jéssica Roberta Oliveira Caetano de Camargo, estudante do 2º ano do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, a experiência foi marcante: “Foi uma tarde especial, repleta de alegrias e descobertas. Entre histórias encantadoras, risadas e sabores deliciosos, nos sentimos viajando por um pedacinho da Espanha. Momentos assim aquecem o coração e ficam para sempre na memória.”
O evento foi direcionado a alunos e ex-alunos do CENID, estudantes do IFTM e pessoas interessadas no aprendizado de idiomas, reunindo participantes de diferentes perfis e experiências.