IFTM Campus Uberlândia Centro tem recorde de classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática
Crédito: Divulgação
O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), tem um número recorde de estudantes aptos a fazerem a prova da 2ª fase (estadual) da edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Dos 60 estudantes inscritos, 46 avançaram para a segunda fase da competição, o que representa 76% de aprovação, o maior número já registrado pela unidade. A prova será aplicada no Campus nesta sexta-feira, dia 15, mesmo sendo feriado, uma vez que segue o calendário de aplicação da Olimpíada.
O desempenho mantém uma trajetória de crescimento da participação na olimpíada: em 2022, foram 25 participantes; em 2023, 31, com destaque para a medalha de bronze conquistada por Gabriel Rodrigues da Silva; em 2024, 32 participantes; e, neste ano, 60 inscritos.
Com apoio da professora Crícia Zilda Felício, a participação dos estudantes do campus contou com de projetos de preparação e oficinas voltadas à programação competitiva. Entre eles, estão o projeto de ensino Programar para Conquistar, que ofereceu treinamentos e simulados, e a Unidade Curricular Politécnica (UCP) de Programação Competitiva com C++, que trabalhou fundamentos da linguagem e resolução de problemas no formato da OBI.
“Considero este trabalho de incentivar os alunos a participarem de competições de programação como um trabalho de longo prazo. Este ano tivemos uma participação maior e, dos 46 classificados, 30 são de 1º ano. A ideia é continuar trabalhando com essa turma e com as próximas para fazer a divulgação e incentivar a participação. Acredito que depois vamos ter como consequência os resultados”, afirma a professora Crícia.
A Olimpíada Brasileira de Informática é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela ciência da computação, promover o raciocínio lógico e identificar talentos para a área. A competição é dividida nas modalidades Iniciação e Programação, com diferentes níveis conforme a escolaridade, e envolve provas de lógica e programação em linguagens como C++, Python, Java, C e Javascript.
Os melhores classificados na fase nacional podem ser convidados para a Semana Olímpica da OBI, realizada no Instituto de Computação da Unicamp, e para seletivas que formam as equipes brasileiras em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Informática (IOI).
Outras Olimpíadas à vista
Além da OBI 2025, outras competições de programação estão em vista para estudantes do Campus Uberlândia Centro. Em setembro, acontece a Competição Feminina da OBI (CF-OBI), que visa incentivar a participação feminina na Modalidade Programação da OBI, e vai contar com estudantes do Campus. No segundo semestre, os estudantes do Campus também pretendem participar da Maratona da Sociedade Brasileira de Computação e o Campus já conta com quatro equipes para a modalidade “Café com Leite”. “O foco dessa maratona são universitários, mas há a possibilidade de quem está no ensino médio também participar nessa modalidade de café com leite. Não vale a classificação, mas é uma oportunidade de conhecer a maratona e incentivar a participação”, completa Crícia.