Alunos do IFTM Campus Uberlândia Centro criaram livro digital para desmistificar a Idade Média em UCP do primeiro semestre
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Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), desenvolveram um livro digital sobre a Idade Média no primeiro semestre deste ano. O projeto, produto final da Unidade Curricular Politécnica (UCP) "História e Livro Digital: Narrativas da Sociedade Medieval", buscou integrar conhecimentos de História e Computação para apresentar diferentes perspectivas sobre o período, rompendo com o estereótipo de "Idade das Trevas". O livro foi produzido em PDF tradicional e também em uma versão imersiva em realidade virtual.
A principal motivação do projeto, conduzido no primeiro trimestre de 2025, foi desafiar a visão consolidada de que a Idade Média foi um período de estagnação. Segundo a professora de História Sirley Cristina Oliveira, a UCP nasceu do desejo de construir um novo olhar sobre a época.
"O objetivo era criar outras histórias da Idade Medieval, fugir daquela interpretação histórica de que a Idade Medieval é uma idade de trevas, uma noite de mil anos. Na verdade, a gente quis romper com essa narrativa tradicional", afirma Oliveira. "E para criar outra narrativa, a gente fez uma pesquisa sobre algumas temáticas bem diferentes."
O resultado é um livro estruturado em seis capítulos que mergulham em aspectos frequentemente ignorados do período. A obra aborda desde o cotidiano, vestuário e alimentação, até a produção científica da época, destacando figuras como Giordano Bruno e Nicolau Copérnico. Outros capítulos analisam a alquimia como uma experiência científica, o papel de mulheres que fizeram história na ciência e política, o riso como instrumento de subversão popular contra a rigidez da Igreja Católica e uma análise crítica da Inquisição.
Da História à Realidade Virtual
Outro diferencial do projeto está na sua execução tecnológica. O professor de Informática Arthur Augusto Bastos Bucioli conta que a ideia inicial de um simples PDF evoluiu para algo mais complexo, incorporando conceitos da programação de jogos digitais.
"A princípio a gente iria criar apenas um livro digital tradicional, no formato PDF, mas aí a gente pensou, por que não pegar os conceitos de programação de jogos digitais e também colocar nesse livro?", relata Bucioli. "Então, a gente criou, além da versão PDF, um livro em realidade virtual, totalmente 3D. Ele permite que a pessoa faça zoom, se movimente pela cena, mexa nas páginas e, além disso, tem ali uma ambientação meio medieval, com iluminação à luz de velas e fundo musical em cada página."
Durante o processo, os alunos foram capacitados para usar ferramentas de Inteligência Artificial para gerar imagens, melhorar a qualidade de figuras encontradas na internet e até criar pequenos vídeos animados, inspirados em mídias como os jornais do universo de Harry Potter, onde as imagens se movem. "A ideia original era que as páginas tivessem vídeos animados. Ao final, nós não conseguimos realizar totalmente isso, mas alguns alunos geraram vídeos animados que ficaram muito legais", comenta o professor.
Legado Reutilizável para o Futuro
Além dos produtos finais, a UCP deixa um modelo de trabalho que pode ser aproveitado em outros projetos. A estrutura do livro em realidade virtual, por exemplo, foi pensada para ser facilmente adaptável. “A gente também teve uma preocupação em colocar esse modelo do livro digital como alguma coisa reutilizável. Se alguém quiser pegar o nosso livro digital e fazer um novo, só tem que trocar as páginas e os fundos musicais", explica Arthur Bucioli.
O livro está disponível para download em PDF e também em sua versão adaptada para realidade virtual.