MOSTRA DE MATEMÁTICA

Mostra de Matemática aproximou estudantes da UFTM e do IFTM Campus Uberaba em manhã de aprendizado lúdico e criativo

Atividade do projeto de extensão “Matemaníacos” reuniu 12 desafios interativos que exploraram conceitos matemáticos de forma dinâmica no IFTM Campus Uberaba
Publicado em 15/08/2025 19:00 Atualizado em 18/08/2025 15:20
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia tirada em ambiente externo, no gramado ao lado do Centro de Convivência do IFTM Campus Uberaba, em manhã ensolarada. No centro da imagem, diversos estudantes, organizados em grupos, participam de atividades em mesas distribuídas em frente a uma edificação clara com telhado. À esquerda, alguns alunos observam e interagem com os expositores; à direita, outros se concentram em jogos e desafios. Ao fundo, é possível ver parte de outro prédio de cor bege com detalhes em vermelho. A cena transmite um clima de participação e envolvimento nas atividades da Mostra de Matemática.
Fotografia tirada em ambiente externo, no gramado ao lado do Centro de Convivência do IFTM Campus Uberaba, em manhã ensolarada. No centro da imagem, diversos estudantes, organizados em grupos, participam de atividades em mesas distribuídas em frente a uma edificação clara com telhado. À esquerda, alguns alunos observam e interagem com os expositores; à direita, outros se concentram em jogos e desafios. Ao fundo, é possível ver parte de outro prédio de cor bege com detalhes em vermelho. A cena transmite um clima de participação e envolvimento nas atividades da Mostra de Matemática.
Crédito: Mauro Prado

Na manhã da última quinta-feira, 14 de agosto, o Centro de Convivência do IFTM Campus Uberaba se transformou em um grande espaço de descobertas e desafios durante a realização da Mostra de Matemática do projeto de extensão “Matemaníacos”, desenvolvido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), sob a orientação do professor Rafael Rodrigo Ottoboni.

O evento contou com a parceria do IFTM Campus Uberaba, representado pelo professor Mauro Prado, e envolveu a participação ativa de estudantes das duas instituições. Ao longo da manhã, alunos de diferentes turmas do campus percorreram os estandes, experimentando atividades que despertaram a curiosidade, incentivaram o raciocínio lógico e demonstraram como a matemática pode ser divertida e acessível.

Foram apresentadas doze estações interativas, cada uma com uma proposta diferente: Cartelas Mágicas, As Aparências Enganam?, Quebra-Cabeça Geométrico, Copo-Bolado: Paradoxo de Monty Hall, Matemágica Métrica, Torre de Hanói, Cifra de César, Matemática das Cores, A Magia do X, Explorando o Pi, Caçadores de Sinais e Cubo Mágico e a Matemática.

A dinâmica da mostra buscou aproximar conceitos matemáticos de situações práticas e instigantes, promovendo uma vivência colaborativa e enriquecedora. Além de estimular o interesse pela disciplina, a ação reforçou a importância da integração entre universidade e instituto federal na construção de experiências formativas diferenciadas.

O professor Rafael Rodrigo Ottoboni explicou que a iniciativa nasceu no grupo PET Matemática da UFTM e destacou a proposta pedagógica da ação:

“O projeto surgiu no grupo PET Matemática e é uma ideia da nossa tutora, a professora Vanessa de Paula Cintra. Eu faço parte do projeto como tutor substituto e ele também conta com a colaboração do professor Rafael Peixoto, todos da UFTM. O objetivo é trazer a matemática de uma forma mais divertida e descontraída, com atividades envolvendo diversos temas, como probabilidade, aritmética, criptografia e tópicos mais atuais, para deixar a matemática um pouco mais suave. Já realizamos a mostra em escolas municipais, estaduais e federais, como no caso do IFTM. O foco do projeto é atender estudantes do 6º ao 9º ano e também do ensino médio.”

O professor Mauro Prado reforçou a importância da parceria e a receptividade dos alunos do campus:

“Nós do IFTM também agradecemos muito pela participação. Nossos alunos gostaram muito da atividade, e sempre estaremos abertos para parcerias e projetos que possam ser desenvolvidos em conjunto. É uma honra e um prazer recebê-los aqui.”

A Mostra de Matemática representou um momento de troca de conhecimentos e de aproximação entre diferentes realidades acadêmicas, comprovando que a ciência exata, quando apresentada de forma criativa e participativa, conquista olhares e mentes.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas