EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aula inaugural marca início das atividades acadêmicas dos cursos de Licenciatura a distância no IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico

Realizada no dia 18 de agosto, o evento registrou cerca de 179 espectadores em transmissão ao vivo pelo canal do campus no YouTube
Publicado em 20/08/2025 09:42 Atualizado em 21/08/2025 10:44
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Crédito: Comunicação Campus Uberaba Parque Tecnológico

Na última segunda-feira (18), o Campus Uberaba Parque Tecnológico, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), promoveu a aula inaugural dos novos ingressantes nos cursos de Licenciatura em Computação, Letras e Matemática, ofertados na modalidade a distância. O evento contou com a presença de estudantes, professores e técnicos administrativos e registrou cerca de 179 espectadores em transmissão ao vivo pelo canal do campus no YouTube.

A abertura foi conduzida pelo diretor-geral, prof. José Ricardo Gonçalves Manzan, que deu as boas-vindas aos calouros, e parabenizou pela decisão de ingressar em cursos de licenciatura a distância. Em sua fala, apresentou um pouco sobre a instituição, os setores e servidores. Destacou os avanços institucionais e tecnológicos realizados nos últimos anos para garantir qualidade no ensino remoto, ressaltando o compromisso do IFTM em ampliar o acesso à educação superior.

Em seguida, o coordenador geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, prof. Bruno Rodrigues de Oliveira, enfatizou a relevância social da formação de professores e destacou o empenho da equipe pedagógica em todas as etapas do processo, desde a elaboração dos editais até a organização da recepção aos novos estudantes.

A mediadora da mesa-redonda, Patrícia Gomes de Macedo, apresentou os coordenadores de curso Elisa, Welisson e Camilo, e a tutora Larissa, responsáveis pela condução acadêmica das turmas. Também estiveram presentes representantes da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Júlia) e da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (Natália), que integraram o momento de acolhimento.

Mesa-redonda: Profissão docente e formação de professores

O ponto central da programação foi a mesa-redonda “Profissão docente: sentido, (auto)formação e caminhos da aprendizagem”, conduzida pela convidada Naíma de Paula Salgado Chaves – pedagoga, mestra e doutora em Educação, com vasta experiência na alfabetização, gestão educacional e formação de professores em programas de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A discussão contou ainda com a mediação de Lívia Mara Menezes Lopes – pedagoga, mestra em Educação e especialista em Educação Inclusiva e Psicopedagogia, atuante na formação de professores e tutores para a EaD – e da própria Patrícia Gomes de Macedo, bacharel e licenciada em Ciências Sociais, mestra em Sociologia e doutora em Geografia Cultural. Ambas possuem trajetória consolidada na docência e na formação docente em cursos ofertados pelo sistema UAB.

Durante a atividade, Patrícia compartilhou trechos de redações enviadas no processo seletivo, que abordavam a temática “Por que escolhi ser professor?”. O levantamento evidenciou que a motivação – intrínseca, altruísta ou inspirada por experiências positivas anteriores – constitui o principal elemento que impulsiona a escolha pela docência. Entre os relatos, destacaram-se vocações descobertas em experiências de ensino, o desejo de transformação social e a inspiração em professores que, mesmo em contextos adversos, marcaram positivamente a trajetória escolar de seus alunos.

“Em 2020, comecei a dar aulas como instrutor técnico e desde então nunca mais parei. Foi nesse ambiente que descobri minha verdadeira vocação: transformar vidas por meio do conhecimento.”  Isto é paixão pela profissão, realização pessoal, reconhecimento de habilidades para ensinar.

“Minha motivação vem do desejo de inspirar pessoas, deixar um legado e colaborar com a construção de uma sociedade mais consciente.” Desejo de contribuir socialmente e servir à comunidade.

“Meus primeiros professores, mesmo enfrentando condições precárias, mostraram-se verdadeiros agentes de transformação, despertando em mim a admiração pela profissão.” Lembranças inspiradoras de professores e momentos marcantes na aprendizagem.

Na sequência, as professoras Naíma e Lívia promoveram uma dinâmica interativa em que os ingressantes compartilharam palavras-chave sobre suas expectativas acadêmicas. Palavras como compromisso, disciplina, dedicação, responsabilidade, conhecimento e aprendizado emergiram como aspectos centrais no processo formativo dos futuros docentes.

Reflexões sobre ensinar e aprender na contemporaneidade

As discussões também abriram espaço para reflexões individuais, como o depoimento de Dayse Aparecida Santiago que afirmou: “eu quero aprender, já sofri muito por não saber computação, hoje já entendo um pouco, mas quero dominar.” O relato recebeu destaque da mediadora Patrícia, que reconheceu a determinação como característica fundamental para a formação docente, “ficamos felizes em saber, com essa mentalidade certamente você será uma excelente professora”.

Encerrando a mesa-redonda, Lívia Menezes problematizou os desafios da aprendizagem em tempos digitais, abordando a influência de recursos como vídeos curtos, inteligência artificial e o excesso de informações disponíveis. Segundo a professora, compreender como se aprende no cenário contemporâneo é essencial para repensar práticas pedagógicas. “A forma de aprender e estudar vai influenciar na maneira de ensinar”. Nesse sentido, lançou aos novos licenciandos a reflexão: “Você está pronto para ser um novo aprendiz professor?”.

A aula inaugural não apenas marcou o início das atividades acadêmicas para os novos estudantes, mas também reforçou o compromisso institucional do IFTM em promover uma formação docente crítica, reflexiva e socialmente comprometida. Com a articulação entre teoria, prática e inovação tecnológica, os cursos de Licenciatura a distância reafirmam sua relevância no fortalecimento da educação pública e na valorização da profissão docente.

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