Programa “Extensão que Transforma” amplia repasse de mercadorias a entidades sociais em Patos de Minas
Crédito: IFTM Campus Patos de Minas
Na última semana, ocorreu mais uma etapa de entrega de itens a entidades sociais de Patos de Minas por meio do Programa Extensão que Transforma. Iniciado em 2025, o programa é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte do IFTM em parceria com a Receita Federal. Por meio dele, mercadorias apreendidas que antes seriam destruídas recebem uma destinação mais ambientalmente sustentável e socialmente relevante, sendo direcionadas a entidades sociais devidamente credenciadas.
Nesta ação, a Associação Vem Ser e a Casa da Sopa Tia Euzápia, já participantes do programa, receberam uma segunda remessa de itens. Já o Posto de Assistência Chico Xavier e o Lar Vicentino Padre Alaor foram contemplado pela primeira vez. Nos próximos dias, a Associação Esperança Azul, também credenciada, receberá sua segunda remessa de mercadorias.
Como critério para o reaproveitamento dos itens repassados pela Receita Federal, as entidades devem realizar a descaracterização dos produtos, que consiste na retirada de qualquer identificação de marca, como etiquetas, desenhos, bordados, nomes e logomarcas. A partir desse processo, os itens podem ser destinados conforme a decisão da entidade, seja por meio de doações, seja em vendas em feiras e bazares beneficentes.
Segundo Tânia Barbosa, diretora da Associação Vem Ser, por ser um processo novo para todos, a descaracterização não é simples. No entanto, com o apoio recebido e a parceria dos pais vinculados à instituição, foi possível cumprir as normas estabelecidas pelo programa.
As entidades participantes recebem orientações e suporte para realizar os procedimentos necessários, além de acompanhamento tanto de representantes do IFTM quanto da Receita Federal.
Atualmente, em todo o IFTM, já são 24 entidades participantes, sendo 05 em Patos de Minas. O edital é de fluxo contínuo, permitindo que instituições interessadas se inscrevam em qualquer momento do ano. Cumpridos os critérios previstos, elas estarão aptas a integrar o Programa Extensão que Transforma.
Com a adesão crescente de entidades e o caráter contínuo do edital, o Programa se consolida como uma alternativa inovadora para transformar bens que antes seriam descartados em oportunidades de solidariedade, sustentabilidade e impacto social positivo.