Mais comida na mesa: IFTM Campus Uberaba fortalece parceria com produtores da agricultura familiar da região
Crédito: Anna Franco - Aprobov
Na última quarta-feira, 20 de agosto, o IFTM Campus Uberaba realizou uma reunião com lideranças da agricultura familiar da região. O encontro reuniu os professores Ruy de Aguiar Araújo Júnior e Lucas Arantes Pereira, pela instituição, representantes da Comunidade São Basílio — Abílio Nasser, Tiago Potenza e Leandro Garcia —, além de Wellington Sene, da Associação dos Produtores Familiares da Região da Boa Vista e Triângulo Sul (Aprobov). O objetivo foi alinhar iniciativas conjuntas que promovam o fortalecimento da agricultura familiar em Uberaba e municípios vizinhos.
Durante a reunião, o professor Ruy de Aguiar Araújo Júnior, coordenador do Projeto de Extensão Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, destacou a importância da aproximação entre o IFTM e os pequenos produtores rurais. “Nossa Instituição precisa se aproximar verdadeiramente das reais demandas dos pequenos produtores rurais e compartilhar o conhecimento através de acompanhamento técnico em toda a cadeia produtiva. Esse é um dos principais objetivos da criação dos Institutos Federais”, afirmou.
Entre as ações previstas pelo projeto estão visitas periódicas às propriedades, a elaboração de planejamentos envolvendo todas as etapas do sistema produtivo — inicialmente voltadas à criação de aves —, com foco na autossustentabilidade dos empreendimentos, além da produção de um manual com medidas voltadas à biosseguridade e à garantia de alimentos seguros ao consumo.
Na avaliação de Ruy de Aguiar Araújo Júnior, o projeto também permite integrar a formação discente ao atendimento das demandas sociais e econômicas locais. “Trata-se de uma oportunidade ímpar para nosso campus, pois temáticas como dimensionamento de custos de produção e rentabilidade do negócio, criação, manejo e melhoramento genético de animais, conservação do solo e da água, controle nutricional, impactos ambientais, análise de atributos químicos e físicos do solo, instalações rurais, gestão ambiental e de resíduos, dentre outras, são abordadas em nossos cursos técnicos e bacharelados”, complementou.
Além de aproximar a instituição dos produtores, o projeto de extensão busca oferecer assistência técnica e promover práticas sustentáveis na agricultura familiar. A proposta envolve diretamente os estudantes do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Uberaba em um processo ativo de ensino e aprendizagem, unindo teoria e prática no acompanhamento das cadeias produtivas. No caso da avicultura, o trabalho discente abrange desde o manejo nas propriedades até o processamento das aves no abatedouro, atualmente em fase de reestruturação.
Esse processo tem como foco garantir eficiência, qualidade e segurança em todas as etapas da produção, com impactos que vão desde a oferta de alimentos saudáveis para a comunidade até a valorização do papel do pequeno e médio produtor rural na economia local.
O professor Lucas Arantes Pereira, que atua na área de Ciência e Tecnologia de Carnes, ressaltou a relevância do trabalho conjunto. “Como professor e pesquisador na área de Ciência e Tecnologia de Carnes, vejo essa parceria como uma oportunidade única de transformar a realidade produtiva da nossa região. A assistência técnica que oferecemos permite orientar os produtores sobre práticas de manejo, bem-estar animal, processamento e conservação, sempre com foco na qualidade da carne que será disponibilizada ao consumidor”, explicou.
Ele acrescentou ainda que a iniciativa tem um papel pedagógico essencial. Segundo Lucas Arantes Pereira, os alunos têm a oportunidade de vivenciar de perto os desafios e as soluções da cadeia produtiva. “Nosso compromisso é garantir que cada etapa da produção resulte em um alimento seguro, nutritivo e de alto padrão. Além disso, conseguimos envolver os alunos nesse processo, permitindo que eles vivenciem de perto os desafios e as soluções da cadeia produtiva. Essa aproximação entre ciência, ensino e prática gera impacto real para os produtores, para o mercado e para a comunidade que terá acesso a um produto de confiança”, concluiu.
Como desfecho, a reunião consolidou um espaço de cooperação entre o IFTM Campus Uberaba, a Comunidade São Basílio e a Aprobov, estabelecendo uma agenda de ações que une ciência, ensino e prática em benefício do fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável da região.
Com informações Anna Franco
Assessora Aprobov