Estudo de línguas

Estudantes da UFU conhecem experiências do ensino de línguas no IFTM Campus Uberlândia Centro

Grupo de 16 estudantes participaram da visita ao Campus nesta semana
Publicado em 26/08/2025 16:13 Atualizado em 26/08/2025 16:14
Compartilhe:
Compartilhe:
Grupo de estudantes que participou da visita ao Campus Uberlândia Centro
Grupo de estudantes que participou da visita ao Campus Uberlândia Centro
Crédito: Guilherme Brasil/IFTM Udicentro

 

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), recebeu no dia 26 de agosto a visita de 16 estudantes do curso de Letras – Língua Inglesa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A atividade fez parte da disciplina PROINTER, que promove a imersão dos graduandos em diferentes contextos de ensino da língua inglesa na rede pública.

Durante a visita, os universitários tiveram contato com a proposta pedagógica do campus, que alia a formação geral ao ensino técnico profissionalizante, além de conhecer as práticas do ensino de línguas estrangeiras. A experiência também incluiu a apresentação do Centro de Idiomas (CENID), que oferece cursos de inglês, francês e espanhol à comunidade.

Para o professor Ernesto Sérgio Bertoldo, responsável pela disciplina na UFU, a experiência foi enriquecedora. “Nessa disciplina, nós levamos os alunos, que serão futuros professores de língua inglesa, em contextos de ensino de inglês na escola pública. Aqui no IFTM eles puderam observar uma realidade diferente justamente pela ideia de profissionalização no Ensino Médio. Foi uma experiência muito positiva porque eles podem agora fazer comparações e ver as diferenças entre os contextos que foram visitados”, destacou.

“Eu tive uma satisfação muito grande de receber esses estudantes no Campus. Como egressa do curso de Letras, foi nostálgico participar desse momento e poder reencontrar o professor Ernesto, que fez parte da minha banca de doutorado. É muito importante formar professores que tenham gosto em estar em sala de aula e o trabalho do professor Ernesto é essencial para ofertar o primeiro contato desses estudantes com a escola. Tenho gratidão pelo formação que recebi na UFU e considero uma honra poder contribuir com a formação de futuros docentes”, afirmou a diretora geral do Campus Uberlândia Centro, Lara Kuhn, que falou aos estudantes no início do encontro.

Ensino público e de qualidade

A professora de língua inglesa do IFTM, Luiza Helena Araújo de Oliveira, ressaltou a importância de abrir o campus para esse tipo de atividade. “Acho que o principal é mostrar o nosso espaço, a possibilidade de uma carreira docente e a valorização de um ensino público, gratuito e de qualidade. Eles ficaram encantados com a infraestrutura, com o espaço físico bem cuidado e com a forma como a língua estrangeira está presente na nossa grade curricular. Antes mesmo de estarem em sala de aula, ter essa visão é enriquecedor”, afirmou.

A aproximação entre as instituições reforça a relevância do intercâmbio de experiências para a formação de futuros professores. Além de conhecer o trabalho desenvolvido no campus, os visitantes puderam refletir sobre diferentes abordagens no ensino de línguas e sobre o papel das instituições públicas na formação humana e profissional dos estudantes.

O encontro também estreita laços entre o IFTM e a UFU, fortalecendo a rede de cooperação em prol de uma educação mais integrada e de qualidade para a região.

Compartilhe:

Notícias relacionadas