Reunião pedagógica

Reunião pedagógica debate avanços em diárias, carreira docente e inovação na formação estudantil

Encontro aconteceu no dia 22 de agosto e reuniu servidores no auditório do campus
Publicado em 26/08/2025 15:22 Atualizado em 28/08/2025 16:12
Compartilhe:
Compartilhe:
Professora Laila Galvão falou sobre reenquadramento funcional e isonomia entre cargos e atribuições
Professora Laila Galvão falou sobre reenquadramento funcional e isonomia entre cargos e atribuições
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), promoveu no dia 22 de agosto a reunião pedagógica que marcou o retorno para o 2º semestre letivo de 2025. O encontro reuniu docentes e técnicos administrativos no auditório do campus para discutir temas administrativos, pedagógicos e acadêmicos, além de abrir espaço para reflexões sobre o futuro da instituição e da educação.

A reunião começou com o acolhimento da diretora-geral, seguido de apresentações da Comissão de UCPs e da Comissão de Bem-Estar. A programação trouxe ainda uma conversa com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), conduzida pela técnica Rosemeire Rezende de Castro, que abordou o tema “Aposentadoria: o que você precisa saber para planejar o seu futuro”.

Em seguida, a professora Laila Lidiane da Costa Galvão falou sobre reenquadramento funcional e isonomia entre cargos e atribuições, destacando a mobilização dos docentes em torno da pauta. O debate foi ampliado com uma mesa-redonda sobre inteligência artificial generativa e seus impactos na formação dos estudantes, com participação dos professores André Lemos, Carlos Eduardo de Carvalho Dantas e Clarimundo Machado Moraes Júnior.

Um dos destaques da reunião foi o anúncio da elaboração de um documento que regulamenta a concessão de diárias para docentes em atividades de capacitação, eventos culturais, artísticos, de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico.

“Até então, nós não tínhamos procedimentos claros para essa concessão. Agora teremos um processo que traz mais transparência na distribuição do orçamento. Isso impacta diretamente a formação dos docentes e, por consequência, a qualidade das atividades no campus”, explicou a diretora-geral, Lara Kuhn.

Segundo Lara, a portaria será publicada ainda em agosto e as solicitações poderão ser feitas entre 1º e 15 de setembro.

Mobilização por isonomia na carreira

Outro ponto destacado pela diretora foi a relevância da participação docente no movimento nacional de reenquadramento funcional. A questão foi abordada na palestra da professora Laila e apontou que atualmente existem discrepâncias de salários entre professores com mesmo tempo de carreira e atribuições funcionais. A diretora Lara Kuhn ressaltou que é um tema de suma importância e que é preciso buscar alternativas para garantir a equiparação entre os profissionais.

“Mesmo professores que não se enquadram diretamente nesse ajuste de carreira têm apoiado o processo, porque entendem que é uma questão de isonomia. Não é possível que docentes no mesmo nível e cargo recebam salários diferentes em institutos federais distintos”, afirmou Lara.

A reunião também contou com momentos de integração, como o lanche coletivo e um happy hour por adesão, reforçando o espírito de comunidade acadêmica. Nos dias seguintes, cada curso realizou reuniões específicas com seus docentes, aprofundando discussões internas.

Com debates sobre gestão, carreira e inovação, o encontro reforçou o compromisso do Campus Uberlândia Centro em alinhar práticas administrativas e pedagógicas, valorizando seus profissionais e mantendo foco na formação de qualidade para os estudantes.

Compartilhe:

Notícias relacionadas