Educação antirracista

IFTM Campus Uberaba recebe primeiro encontro do Projeto Vozes Antirracistas

Projeto promove reflexão e diálogo a partir da leitura do livro “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro
Publicado em 27/08/2025 17:00 Atualizado em 29/08/2025 14:07
Compartilhe:
Compartilhe:
A imagem está dividida em duas partes. À esquerda, sobre fundo bege, há uma espiral laranja no canto superior e o texto centralizado “Projeto Vozes Antirracistas” em preto. À direita, há a ilustração de duas pessoas em perfil,  ambas olhando para cima, transmitindo expressão de esperança e determinação.
A imagem está dividida em duas partes. À esquerda, sobre fundo bege, há uma espiral laranja no canto superior e o texto centralizado “Projeto Vozes Antirracistas” em preto. À direita, há a ilustração de duas pessoas em perfil, ambas olhando para cima, transmitindo expressão de esperança e determinação.
Crédito:

O IFTM Campus Uberaba realiza, no próximo dia 28 de agosto de 2025, das 16h40 às 18h40, no Auditório do CGAE, o primeiro encontro presencial do Projeto Vozes Antirracistas. A iniciativa  tem a coordenação dos professores Elisa de Almeida Souza e Daniel Antônio Coelho Silva.

O projeto tem como ponto de partida a leitura do livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, que fundamentará as discussões e reflexões coletivas. A proposta é criar espaços de escuta, diálogo e ação, voltados para a compreensão e o enfrentamento do racismo estrutural, dentro e fora da instituição.

De acordo com o professor Daniel Antônio Coelho Silva, um dos coordenadores, ações como essa são fundamentais:

“O Vozes Antirracistas é um espaço de construção coletiva. Acreditamos que iniciativas como esta contribuem de forma efetiva para o combate ao racismo estrutural. Mais do que discutir, buscamos mostrar na prática como a escola pode ser um espaço ativo de transformação e de enfrentamento ao racismo.”

O Projeto Vozes Antirracistas nasce da necessidade de fortalecer a educação para as relações étnico-raciais, ampliando a consciência crítica e fomentando uma cultura de respeito e equidade. A justificativa está no compromisso institucional do IFTM com a promoção da diversidade, da justiça social e da valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas.

Entre seus principais objetivos, destacam-se a promoção de debates sobre a questão racial, o estímulo à leitura de obras de referência na área, a formação de estudantes e servidores mais conscientes de seu papel social e o incentivo a práticas educativas que contribuam para a superação do racismo.

Os encontros do projeto serão mensais e abertos à comunidade acadêmica e externa. Para participar, basta comparecer ao local no horário marcado. O cronograma comn os próximos encontros serão publicados no perfil do projeto. 

Com o Vozes Antirracistas, o IFTM Uberaba reafirma seu papel social de instituição pública comprometida com a educação inclusiva, cidadã e transformadora.

Compartilhe:

Notícias relacionadas