Estudante do IFTM Campus Patos de Minas apresenta trabalho de forma remota em evento internacional na Argentina
Crédito: Setor de Comunicação IFTM Campus Patos de Minas
Na última sexta-feira, dia 29/08, Becholina Aline Pereira, egressa do curso superior de Administração do IFTM Campus Patos de Minas e estudante de espanhol do Centro de Idiomas do mesmo campus, apresentou parte de seu TCC no “1º Congreso Internacional de Gestión Organizacional, Innovación Empresarial y Políticas Públicas”, promovido pela Universidad Nacional de La Pampa (Argentina) em parceria com a UAEM – Universidad Autónoma del Estado de México, de forma remota e em espanhol.
O trabalho, intitulado “FELICIDAD INTERNA BRUTA (FIB): una reflexión desde la realidad del municipio de São Gonçalo do Abaeté-MG”, foi desenvolvido sob orientação da professora Dra. Elaine Carvalho de Lima Oliveira. O estudo investigou como a FIB, originalmente desenvolvida no Butão, pode ser adaptada ao contexto brasileiro para complementar indicadores como o PIB e o IDH. A pesquisa analisou nove dimensões — entre elas bem-estar psicológico, saúde, educação, cultura e meio ambiente —, a partir de questionários aplicados à população de São Gonçalo do Abaeté. Os resultados revelaram pontos fortes, como a satisfação com a vida e a confiança na administração municipal, mas também desafios, como a necessidade de ampliar eventos culturais, incentivar a continuidade dos estudos e melhorar a percepção de segurança.
A apresentação foi transmitida pelo YouTube, permitindo a participação de conferencistas de vários países.
Sobre a experiência, Becholina destacou:
“Participar do 1º Congreso Internacional de Gestión Organizacional, Innovación Empresarial y Políticas Públicas foi uma experiência inesquecível. Apresentar meu trabalho diante de pessoas de diferentes países, em outra língua, despertou em mim um sentimento que palavras dificilmente conseguem traduzir. Minha gratidão é imensa às minhas professoras Elaine Carvalho e Márcia Xavier, do IFTM – Campus Patos de Minas, por acreditarem em mim e me incentivarem a ir muito além do que eu poderia imaginar. Hoje sigo com o coração cheio de alegria e reconhecimento por essa conquista!”
A participação da estudante destaca a importância de iniciativas de internacionalização como esta, que ampliam as oportunidades acadêmicas, fortalecem o protagonismo de estudantes e egressos do IFTM e favorecem o contato com outras realidades de pesquisa, permitindo que estudantes e pesquisadores de diferentes regiões e países compartilhem conhecimentos em nível global.