Maratona de matemática

Estudantes do IFTM Campus Uberaba participam da IX Maratona de Matemática do Ensino Médio da UFU

Competição reuniu alunos de escolas públicas e privadas de Uberlândia e região, promovendo aprendizado, integração e troca de experiências acadêmicas
Publicado em 03/09/2025 17:51 Atualizado em 03/09/2025 18:00
Compartilhe:
Compartilhe:
Nove estudantes do IFTM Campus Uberaba e um professor de Matemática estão em frente a um prédio de tijolos vermelhos na Universidade Federal de Uberlândia. O grupo sorri para a foto, alguns vestindo camisetas brancas com o logo do IFTM, outros com roupas casuais. Ao fundo, há pessoas circulando, cartazes coloridos e balões decorativos, indicando o ambiente de evento acadêmico.
Nove estudantes do IFTM Campus Uberaba e um professor de Matemática estão em frente a um prédio de tijolos vermelhos na Universidade Federal de Uberlândia. O grupo sorri para a foto, alguns vestindo camisetas brancas com o logo do IFTM, outros com roupas casuais. Ao fundo, há pessoas circulando, cartazes coloridos e balões decorativos, indicando o ambiente de evento acadêmico.
Crédito: Mauro Júnio Prado

No dia 2 de setembro de 2025, nove estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba participaram da IX Maratona de Matemática do Ensino Médio, promovida pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento reuniu equipes de escolas públicas e privadas de Uberlândia e região, desafiando os jovens a resolverem problemas matemáticos de forma criativa e colaborativa.

Os representantes do IFTM Campus Uberaba se organizaram em três equipes, nomeadas Delta ao Cubo, Pitágoras e Seno ou não seno, sob orientação dos professores de Matemática José Henrique Bizinoto e Mauro Júnio Prado.

Para o professor José Henrique, a participação foi uma experiência marcante para a trajetória acadêmica dos alunos: “É um momento ímpar na vivência acadêmica dos alunos! Eles poderem testar o seu conhecimento, interagir com outros estudantes de realidades diversas, sentirem a pressão da concorrência, usufruir de um espaço universitário, conhecer professores inspiradores e tantos outros sentimentos é muito importante para a formação pessoal e acadêmica dos estudantes.”

Já o professor Mauro destacou a importância da vivência como aprendizado para futuras participações: "Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas de outras instituições de ensino e infelizmente não conseguimos nenhuma medalha, mas no meu caso específico foi a primeira vez que participei desta competição e agora tenho condições de oferecer uma preparação melhor para nossos alunos, os quais têm se esforçado bastante.”

Os estudantes também compartilharam suas impressões sobre a experiência.

O grupo formado por Evellyn Rafaela, João Gabriel Melo e João Victor Lima ressaltou o impacto positivo da competição:  “A experiência foi excelente. A competição foi desafiadora, mas o ambiente colaborativo e as palestras de professores renomados nos motivaram muito. Fizemos novas amizades e aprendemos bastante. A UFU e Uberlândia nos receberam de forma muito acolhedora, e voltamos ainda mais motivados para seguir estudando matemática.”

Já os alunos Ana Maria Parreira do Carmo, Mateus Eduardo Rodrigues e Sarah Lubiana Minéu destacaram a criatividade nos desafios: “Na Maratona de Matemática da UFU descobrimos que aprender não precisa ser algo monótono. Cada desafio realizado de maneira diferente nos motivou a pensar diferente e usar a criatividade para resolver problemas. Foi uma ótima experiência e futuramente seria legal repetir.”

Por fim, o trio formado por Ana Elisa Rezende Soares, Gabriela Pereira Melo e Pietro Luca Machado ressaltou o trabalho em equipe e o aprendizado coletivo: “Foi uma experiência incrível que agregou muito em nossa formação acadêmica. Com atividades dinâmicas que promoveram trabalho em equipe, estimulando o raciocínio lógico através da resolução de problemas matemáticos. De maneira geral, foi um momento de muito aprendizado tanto para nós como alunos quanto como instituição.”

A participação do IFTM Campus Uberaba na IX Maratona de Matemática reforça o compromisso da instituição em incentivar seus estudantes a vivenciarem novas experiências acadêmicas, desenvolvendo competências fundamentais para sua formação integral.

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas