Aula inaugural marca recepção da 12ª turma do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica no IFTM Campus Uberaba
Crédito: Jaqueline Massiat
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberaba promoveu, no dia 4 de setembro de 2025, a aula inaugural e a recepção da 12ª turma do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (PPGET). A atividade aconteceu no Auditório Padre Agostinho Zago, das 8h30 às 17h, reunindo novos estudantes, veteranos, docentes e egressos do programa em um dia de intensa programação acadêmica, cultural e integradora.
A conferência de abertura trouxe a palestra “Educação Tecnológica como projeto de Emancipação Humana: Uma perspectiva crítica”, ministrada pelo convidado especial, Professor Gabriel Humberto Muñoz Palafox, assessor da Diretoria de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República do Brasil. O momento foi seguido da mesa-redonda “Linhas de Pesquisa do PPGET”, que contou com a participação dos professores Jaqueline Maissiat, Geraldo Gonçalves de Lima e Otaviano José Pereira, que apresentaram aos novos mestrandos os caminhos investigativos do programa.
No período da tarde, o egresso Paulo Henrique Rafael Sousa Dantas conduziu a palestra “Produtos Técnico-Tecnológicos: O que são e sua importância na formação do pós-graduando e para a sociedade”. A programação vespertina também incluiu dinâmicas de integração entre os estudantes, reforçando a proposta de acolhimento da 12ª turma.
O evento foi coordenado pelos professores Jaqueline Maissiat e Adriano Eurípedes Medeiros Martins, com execução de Eduardo Isaac Rodrigues. A comissão organizadora foi composta por Célia Malizia Travaglia, Geovaniny Fonseca Pimentel, Janaina Pereira, Maria Laura Silva Borges, Orlando Antônio de Melo e Paola de Oliveira Silva. A recepção também contou com apresentações culturais, atrações musicais e coffee breaks, que tornaram a ocasião ainda mais acolhedora.
Durante a solenidade, o professor Adriano Eurípedes Medeiros Martins, coordenador do PPGET, destacou a relevância da nova turma: “Estamos recebendo com muito entusiasmo a 12ª turma do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica. Desde 2014, anualmente, temos entrada de estudantes para pesquisar educação profissional e tecnológica em nível stricto sensu. Pesquisas no campo educacional que fazem a diferença no nosso contexto, no nosso cenário onde nós atuamos como educadores.”
Representando o reitor do IFTM, professor Marcelo Ponciano da Silva, o professor Welisson Marques, coordenador geral de pós-graduação do IFTM e docente do PPGET, reforçou o papel social do programa: “É com muita alegria que recebemos dezoito mestrandos em nosso programa. Sabemos do potencial desses estudantes e do programa, que contribuirá para a formação de suas práticas educativas, laborais e para o desenvolvimento social.”
A professora Jaqueline Maissiat, também coordenadora do evento, destacou a importância do encontro: “A Aula Inaugural é um momento muito valoroso para o PPGET, além de oportunidade de discussão e aprendizado, apresentamos a ‘nossa casa’ aos nossos novos estudantes. Se torna um momento de integração entre as turmas, demonstrando que estamos à disposição para trilharmos este novo caminho juntos.”
Os estudantes ingressantes também compartilharam impressões sobre a recepção. Para Maria Cristina Candida Ribeiro Rezende, a experiência foi marcante: “Nosso primeiro encontro foi imensamente gratificante! A recepção calorosa de toda equipe trouxe um certo alívio para nossos anseios. Ah! E o coffee break, tudo de bom.”
Já Eduarda Cunha Pinheiro destacou o sentimento de pertencimento: “Ouvir a experiência de quem já passou por essa fase nos dá ânimo nesse momento inicial; ter a oportunidade de interagir com colegas que estarão conosco nesse percurso traz um senso de apoio mútuo.”
Camila Almeida da Costa ressaltou o caráter transformador do mestrado: “Mais do que apenas adquirir conhecimento, sinto que o objetivo é contribuir para uma transformação significativa, e essa visão me enche de entusiasmo.”
A estudante Thaysa Amuy da Silva lembrou a dimensão humana do encontro: “Sou fruto dessa transformação que a educação faz em nós. Nosso querido Paulo Freire estava certo, vivo em constante transformação por viver sempre em busca de novos conhecimentos.”
O estudante João Daniel de Sousa Moreira, egresso do IFTM em graduação e pós-graduação, celebrou o retorno: “A acolhida é muito importante e será sempre lembrada por nós que estamos ingressando. Obrigado pela primeira aula, pelo incentivo e pela oportunidade de estar nesta turma.”
Sobre o PPGET
O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) – nível stricto sensu – Cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM tem como objetivos principais a formação de profissionais qualificados em Educação Tecnológica, com propósitos de transferir conhecimentos para a sociedade, atender demandas específicas de arranjos produtivos e promover o desenvolvimento nacional, regional ou local. O programa busca ainda fomentar o exercício da prática profissional avançada e transformadora, expandindo as atividades de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação aplicadas à Educação Profissional.
No IFTM Campus Uberaba, o Mestrado Profissional em Educação Tecnológica realiza processo seletivo anual com ingresso no segundo semestre, enquanto o Doutorado Profissional em Educação Tecnológica tem entrada no primeiro semestre. Para estudantes especiais, há possibilidade de ingresso a cada semestre.
O PPGET foi avaliado com nota 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES (2017-2020). Para saber mais sobre o programa, clique aqui. Visite também o canal oficial do PPGET no YouTube.