Projeto de extensão do IFTM Campus Patos de Minas promove ação de segurança alimentar na Comunidade Terapêutica Nosso Lar
Crédito: Equipe executora do projeto
Iniciado em 2025, o projeto visa colaborar com a implantação e o desenvolvimento de hortas comunitárias em espaços sustentáveis, inclusivos e educativos, contribuindo para a segurança alimentar. Além disso, busca realizar o acompanhamento prático e colaborativo das atividades desenvolvidas nas hortas, além de orientar a comunidade externa sobre a higienização correta dos alimentos produzidos, a fim de evitar a contaminação por enteroparasitas.
Sob a coordenação da professora Dra. Katymilla Girotto, fazem parte da equipe executora do projeto quatro estudantes bolsistas do curso Técnico em Agroecologia e uma discente voluntária do curso Técnico em Logística.
No primeiro semestre deste ano, os estudantes Arthur Carneiro, Gabrielly de Assis, Maria Fernanda Prado e Maryeva Ribeiro participaram da implementação da horta comunitária no IFTM Campus Patos de Minas, sob a supervisão do professor André Grub, coordenador do curso de Agroecologia e do projeto de extensão “Horta para todos”, e de Rogério Borges. Nessa etapa, os discentes atuaram no preparo, na calagem, na adubação do solo, na organização de estacas e covas, na marcação de canteiros, no plantio de mudas e na instalação do sistema de irrigação.
Enquanto a horta estava em desenvolvimento, diversas atividades foram realizadas na Comunidade Terapêutica Nosso Lar, instituição filantrópica que atua na recuperação de mulheres dependentes químicas em situação de vulnerabilidade, visando sua reinserção na sociedade.
Os estudantes orientaram as moradoras sobre a higienização correta das mãos e auxiliaram na elaboração de uma composteira. Após a colheita, no final do mês de agosto, todos os discentes participantes, juntamente com a coordenadora do projeto, retornaram à instituição para ensinar as etapas adequadas de higienização dos alimentos e realizar a doação dos produtos cultivados.
De acordo com Christiane Guimarães, psicóloga da Comunidade Terapêutica Nosso Lar, o projeto tem grande impacto na vida das mulheres atendidas. “Elas aprendem sobre as formas corretas de higienização das mãos e dos alimentos, proporcionando que elas se sintam acolhidas, melhorando a sua autoestima e fazendo com que elas acreditem que a vida pode ter um novo sentido.”
Com ações que unem ensino, prática e responsabilidade social, o projeto de extensão reafirma o compromisso do IFTM em promover a formação cidadã e contribuir para a transformação da comunidade. Ao levar conhecimento técnico e cuidados essenciais à saúde, a iniciativa fortalece a segurança alimentar, incentiva práticas sustentáveis e oferece novas perspectivas às mulheres atendidas pela Comunidade Terapêutica Nosso Lar.