REDE FEDERAL

IFTM participa da 49º Reditec

Instituto apresentou iniciativas em governança, extensão e gestão orçamentária durante o maior encontro anual da Rede Federal
Publicado em 11/09/2025 19:00 Atualizado em 11/09/2025 19:58
Compartilhe:
Compartilhe:
Gestores do IFTM na 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec)
Gestores do IFTM na 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec)
Crédito: Gildo Júnior

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) marcou presença na 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, em Bonito (MS). O encontro foi realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e o Ministério da Educação (MEC).

Reunindo dirigentes, gestores e representantes de todo o país, a Reditec discutiu políticas, estratégias e experiências em ensino, pesquisa, extensão e gestão. O IFTM participou com representantes das áreas de administração, desenvolvimento institucional, comunicação, governança, relações internacionais, tecnologia da informação, políticas estudantis, ensino e extensão, além da participação de diretora-geral, diretora de implantação de campus e diretores-gerais dos campi.

Experiências do IFTM em destaque

A participação do IFTM integrou diferentes eixos temáticos da programação. No dia 3 de setembro, o Diretor de Governança do IFTM, Marcos Botta, apresentou no Fórum de Desenvolvimento Institucional, o Painel de Indicadores de governança (iESGo) da Rede Federal, painel construído em Power BI, desenvolvido pelo servidor e que será utilizado por toda a Rede Federal para o acompanhamento dos indicadores da Rede.O painel foi apresentado e aprovado pelo Conif e está disponível para consulta neste link.

Já no dia 4 de setembro, a pró-reitora de Extensão, Esporte e Cultura, Danielle Paoloni, apresentou na Tenda de Boas Práticas o trabalho “Extensão que Transforma: reaproveitamento de materiais e desenvolvimento local.” O programa da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Esporte fortalece a relação do IFTM com a sociedade por meio de ações sustentáveis e inovadoras, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG (sigla inglesa para Ambiental, Social e Governança). Entre suas frentes de atuação estão o reaproveitamento de materiais, descaracterização de produtos, educação ambiental e incentivo ao empreendedorismo e à inovação.

No último dia do evento, 5 de setembro, o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, participou da mesa-redonda “Transformação Digital e Humanização nos IFs: inovação tecnológica e gestão de pessoas com propósito”. Também integraram o debate Marcel Ribeiro Mendonça (IFCE), Fernando de Souza Coelho (USP) e Anderson Costa (especialista em transformação digital e inteligência artificial). Os palestrantes discutiram estratégias para a implementação de tecnologias nos Institutos Federais, com foco em eficiência administrativa, melhoria pedagógica e inclusão digital. O painel destacou como a inovação tecnológica pode otimizar processos acadêmicos e de gestão, assegurando que as soluções digitais respondam às necessidades reais da comunidade escolar e contribuam para o desenvolvimento institucional com responsabilidade social e governança.

Sobre o evento

Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) é o principal evento da Rede Federal, realizado desde 1974. Este encontro é um espaço para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a discussão de políticas que norteiam a educação profissional e tecnológica no Brasil.

A Reditec 2025 reuniu aproximadamente 1.200 participantes, entre reitores, diretores, gestores de áreas estratégicas e representantes de empresas de inovação e soluções em educação. Pela primeira vez, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sediou o evento, cuja programação contou com cerca de 50 atividades, entre palestras, mesas-redondas, workshops, apresentações culturais e oportunidades de networking, além de incluir discussões sobre as seguintes temáticas:

  1. Educação Profissional e Tecnológica – Presente e Futuro
  2. Financiamento, Governança e Eficiência Institucional
  3. Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas
  4. Extensão, Impacto Social e Internacionalização
  5. Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional
  6. Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas