Campus Uberlândia Centro marcou presença no VI Simpósio sobre a Conservação da Biodiversidade do Cerrado
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O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), marcou presença no VI Simpósio sobre a Conservação da Biodiversidade do Cerrado, realizado entre os dias 1º e 6 de setembro de 2025, em Uberlândia. A unidade integrou a programação científica nos dias 3 e 4, quando estudantes apresentaram quatro trabalhos desenvolvidos em sala de aula e no projeto de ensino Cantinho do Cerrado.
As contribuições envolveram diferentes olhares sobre o bioma e sua relação com a educação, abordando aves, mamíferos, recursos audiovisuais e propostas pedagógicas. Três pesquisas foram apresentadas em forma de pôster, todas orientadas pelo professor de Biologia Héberly Fernandes Braga; e uma em formato oral, a Cabine do Cerrado, recurso didático multissensorial, que busca despertar a atenção do público para a preservação do bioma, desenvolvida no projeto de ensino Cantinho do Cerrado, de coordenação do professor de Biologia Gabriel Pereira Lopes.
O trabalho “Asas do Cerrado – Criação de Documentário” abordou a produção de um documentário educativo sobre aves do Cerrado como recurso pedagógico. O trabalho partiu de pesquisas e elaboração de roteiro, seguiu com filmagens e finalização, resultando em um material audiovisual que valoriza a biodiversidade e busca sensibilizar para a conservação do bioma. A experiência permitiu desenvolver competências como análise crítica, criatividade e trabalho em equipe, mostrando o potencial do cinema para o ensino e para despertar a curiosidade científica entre estudantes. O estudantes envolvidos foram Renifer Pereira Santos; Marina Espíndula Gomes; Ana Laura Souza Costa; Clara de Andrade Mello e Gabriella Maria Cândida Feliciano Dias.
O pôster “Mamíferos do Cerrado: visão de alunos do ensino médio” abordou uma pesquisa realizada com estudantes para avaliar seus conhecimento sobre espécies típicas do bioma. O estudo investigou características físicas, hábitos reprodutivos e ameaças enfrentadas pelos animais, como desmatamento e atropelamentos. Os resultados mostraram reconhecimento de aspectos básicos, mas também lacunas importantes de informação, destacando a necessidade de ampliar a educação ambiental e promover reflexões sobre a conservação da fauna do Cerrado. Os estudantes envolvidos foram Yasmin Sales Franco de Assis; Gabriella Borges Soares; Laura Belo da Silva; Maria Eduarda Barbosa Gonçalves; Maria Júlia Silva Tavares.
O pôster “Avifauna do Cerrado: reconhecimentos entre escolares” abordou um estudo realizado com estudantes do ensino médio para identificar seus conhecimentos sobre aves do bioma. A pesquisa envolveu questionários e análises de reconhecimento de espécies, abordando aspectos como nomes populares, hábitos e importância ecológica. Os resultados mostraram que, apesar de alguma familiaridade com aves comuns, ainda existem lacunas significativas no entendimento sobre a diversidade da avifauna. O trabalho reforça a necessidade de ampliar ações educativas que aproximem os jovens da conservação do Cerrado. Os estudantes envolvidos foram Ana Luiza Aquino dos Santos; Frank de Araújo Costa Filho; Kalebe Carvalho de Oliveira e Wesley Leonardo Ribeiro Silva.
O professor Héberly Fernandes Braga ressaltou a importância da participação estudantil nesse tipo de evento. "A participação de estudantes do ensino médio no desenvolvimento e divulgação dos resultados de suas pesquisas em eventos científicos é um passo importante no processo de iniciação científica, dando ao estudante a chance de vivenciar as tarefas científicas na prática. Um evento científico de abrangência regional, com a temática Cerrado, que abordada diferentes contextos do bioma no qual residimos, é essencial para melhor divulgar os conhecimentos, estudos e ações, especialmente aquelas associadas à conservação de ecossistema único, altamente ameaçado e ainda pouco conhecido pela população em geral".
Sobre o Simpósio
O VI Simpósio sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado foi organizado pelo Grupo PET Biologia UFU-Uberlândia e teve como tema “Ser tão Cerrado”. A edição de 2025 contou com atividades presenciais no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e transmissões online, promovendo debates sobre ecologia, conservação, recursos hídricos e o papel do fogo no bioma.
A programação incluiu palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade. O evento se encerrou em 6 de setembro, com uma atividade no Parque do Pau Furado, onde foi inaugurada uma trilha educativa autoguiada e acessível.