Estudantes do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico participam do VII Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica
Crédito: Dra. Ana Cristina Borges Fiuza
Nos dias 11 e 12 de setembro, os estudantes do 3º ano Higor Dias Silva do Curso Técnico em Eletrônica e Guilherme Oliveira Rodrigues do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Campus Uberaba Parque Tecnológico, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), participaram do VII Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica (CBTECLE), realizado na FATEC – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, em Praia Grande (SP).
Acompanhados pela professora orientadora Dra. Ana Cristina
Borges Fiuza, os jovens apresentaram o trabalho “Ensino de Espanhol
em tempos digitais: potencialidades do ChatGPT e do Educaplay no
Ensino Médio Integrado”, fruto das pesquisas desenvolvidas nos
Programas de Iniciação Científica do IFTM — PIBIC-EM, no caso de
Guilherme, e PIVIC, no caso de Higor.
A pesquisa investigou o uso de ferramentas digitais, como a
inteligência artificial (ChatGPT) e a plataforma de gamificação
Educaplay, como recursos pedagógicos para potencializar o ensino de
espanhol no Ensino Médio Integrado. O trabalho se destacou na
sessão de comunicação por ser o único apresentado por estudantes do
ensino médio, entre mestres, doutores e pesquisadores de
instituições como IFRN, IFSP, UFRJ, além das FATECs e ETECs. O
estudo foi também o único representante do IFTM no evento.
Durante o congresso, os professores participantes perguntaram aos
jovens sobre o impacto da iniciação científica em suas vidas. As
respostas emocionaram o público. Guilherme compartilhou as
dificuldades que enfrentou ao ingressar no IFTM, devido a uma
formação básica fragilizada. Ele afirmou: “Não se constrói um
edifício sem bases fortes. Eu precisei cair para reconstruir do
zero a minha base e hoje sigo firme, porque quero continuar
estudando e pesquisando também no ensino superior, em busca de um
futuro melhor.”
Higor, por sua vez, ressaltou a gratidão por estudar no IFTM e
viver oportunidades que seus pais não tiveram. Emocionado, afirmou
sentir-se honrado por trilhar esse caminho também em homenagem a
eles.
Para a professora Ana Cristina Fiuza, a iniciação científica vai
além de atingir objetivos acadêmicos: é uma forma de apresentar aos
jovens o universo científico como um caminho possível para
aquisição de conhecimento e transformação de suas realidades.
A presença e os relatos dos estudantes marcaram profundamente os
participantes do congresso, que reconheceram a importância de
projetos como os do IFTM para ampliar horizontes, reduzir
desigualdades e abrir novas perspectivas de futuro para jovens
oriundos de contextos de vulnerabilidade social.