CONGRESSO BRASILEIRO

Estudantes do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico participam do VII Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica

A pesquisa investigou o uso de ferramentas digitais, como a inteligência artificial (ChatGPT) e a plataforma de gamificação Educaplay, como recursos pedagógicos para potencializar o ensino de espanhol no Ensino Médio Integrado.
Publicado em 15/09/2025 16:15 Atualizado em 15/09/2025 16:17
Compartilhe:
Compartilhe:

Crédito: Dra. Ana Cristina Borges Fiuza

Nos dias 11 e 12 de setembro, os estudantes do 3º ano Higor Dias Silva do Curso Técnico em Eletrônica e Guilherme Oliveira Rodrigues do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Campus Uberaba Parque Tecnológico, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), participaram do VII Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica (CBTECLE), realizado na FATEC – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, em Praia Grande (SP).

Acompanhados pela professora orientadora Dra. Ana Cristina Borges Fiuza, os jovens apresentaram o trabalho “Ensino de Espanhol em tempos digitais: potencialidades do ChatGPT e do Educaplay no Ensino Médio Integrado”, fruto das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Iniciação Científica do IFTM — PIBIC-EM, no caso de Guilherme, e PIVIC, no caso de Higor.

A pesquisa investigou o uso de ferramentas digitais, como a inteligência artificial (ChatGPT) e a plataforma de gamificação Educaplay, como recursos pedagógicos para potencializar o ensino de espanhol no Ensino Médio Integrado. O trabalho se destacou na sessão de comunicação por ser o único apresentado por estudantes do ensino médio, entre mestres, doutores e pesquisadores de instituições como IFRN, IFSP, UFRJ, além das FATECs e ETECs. O estudo foi também o único representante do IFTM no evento.

Durante o congresso, os professores participantes perguntaram aos jovens sobre o impacto da iniciação científica em suas vidas. As respostas emocionaram o público. Guilherme compartilhou as dificuldades que enfrentou ao ingressar no IFTM, devido a uma formação básica fragilizada. Ele afirmou: “Não se constrói um edifício sem bases fortes. Eu precisei cair para reconstruir do zero a minha base e hoje sigo firme, porque quero continuar estudando e pesquisando também no ensino superior, em busca de um futuro melhor.”

Higor, por sua vez, ressaltou a gratidão por estudar no IFTM e viver oportunidades que seus pais não tiveram. Emocionado, afirmou sentir-se honrado por trilhar esse caminho também em homenagem a eles.

Para a professora Ana Cristina Fiuza, a iniciação científica vai além de atingir objetivos acadêmicos: é uma forma de apresentar aos jovens o universo científico como um caminho possível para aquisição de conhecimento e transformação de suas realidades.

A presença e os relatos dos estudantes marcaram profundamente os participantes do congresso, que reconheceram a importância de projetos como os do IFTM para ampliar horizontes, reduzir desigualdades e abrir novas perspectivas de futuro para jovens oriundos de contextos de vulnerabilidade social.

Compartilhe:

Notícias relacionadas