IFTM integra "Pacto pela Matemática" para fortalecer o ensino fundamental em Uberlândia
Crédito: Comunicação Social - Campus Uberlândia
O IFTM Campus Uberlândia é um dos participantes do "Pacto pela Matemática", uma nova e importante iniciativa focada em fortalecer a educação básica em Uberlândia. O projeto, que atua dentro do "Pacto pela Inovação", visa aumentar os índices de premiação dos estudantes do 6º ao 9º ano das escolas municipais na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
A proposta foi consolidada em uma reunião estratégica que contou com a presença de representantes de diversas instituições. Pelo IFTM, participou o professor de matemática e Coordenador-Geral de Extensão e Apoio ao Estudante (CGAE), Edson Marques.
Segundo o professor Edson, a colaboração é a chave do projeto. "A ideia é que a gente possa construir um projeto para levar para as escolas públicas, para que a gente consiga aumentar os índices desses alunos", explicou. Ele detalha que a iniciativa une a expertise do IFTM e da UFU com o apoio de parceiros como a Escola Batista, que cederá espaço físico, e a Algar, como potencial patrocinadora.
O projeto terá início com um piloto em 10 escolas municipais no próximo ano, com a atuação de monitores e professores responsáveis. "Esse é o pontapé inicial. A nossa ideia é que a gente possa trazer a comunidade para mais perto e debater em conjunto para tomar as decisões mais assertivas", completou Edson Marques.
A participação do IFTM no Pacto pela Matemática reforça o compromisso social da instituição com a educação pública e o desenvolvimento de jovens talentos na cidade, alinhado aos objetivos maiores do Pacto pela Inovação de Uberlândia.