mec

MEC envia professores para nova missão no Timor-Leste

Docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica trabalharão no diagnóstico do Sistema de Ensino Secundário Técnico-Vocacional no país asiático, membro da CPLP
Publicado em 17/09/2025 10:10 Atualizado em 17/09/2025 10:13
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida do grupo em missão no Timor-Leste
Fotografia colorida do grupo em missão no Timor-Leste
Crédito: Divulgação/MEC

Três docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão em missão oficial no Timor-Leste até novembro deste ano, em uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para fortalecer a cooperação entre o Brasil e o país asiático, que é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O objetivo da viagem é a realização de diagnóstico do Sistema de Ensino Secundário Técnico-Vocacional (ESTV) no Timor-Leste para o desenvolvimento de um plano estratégico de formação de professores de educação profissional e tecnológica (EPT). 

Integram a comitiva os professores Heliomar Baleeiro (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), Engel Faustino (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) e Norma Barbado (Instituto Federal do Paraná). Eles trabalharão na identificação das oportunidades do mundo do trabalho para apoiar na organização de cursos técnicos, especialmente no currículo da recém-criada Escola do Café; no diagnóstico de requisitos para a instalação de um estabelecimento integrado de ensino técnico; e no desenvolvimento de estudos para a transferência de tecnologia de um sistema de gestão técnico-administrativo brasileiro para adaptação no país. 

Os docentes atuarão diretamente em 11 escolas dos municípios de Ermera, Liquiça, Bobonaro, Ainaro, Aileu e Díli, no Timor-Leste. A próxima etapa envolve a proposta de um plano estratégico de formação de professores do ESTV para o período de 2026 a 2030, tendo como base a EPT brasileira e o modelo de EPT desenvolvido pelos Institutos Federais. 

Uma das propostas inclui o estabelecimento de um centro de referência para o ensino secundário técnico-vocacional. Esse espaço unificado facilitaria a formação dos professores timorenses e utilizaria o complexo de escolas localizadas no bairro Becora, na capital, para iniciar a integração das diferentes instituições ofertantes. 

Cooperação – A viagem é um desdobramento da missão ocorrida em 2024, quando 11 professores de Institutos Federais de diversas regiões do Brasil foram enviados pelo MEC para capacitar 117 professores de escolas timorenses. Na época, as áreas contempladas foram contabilidade, comércio, secretariado, gestão de equipamentos informáticos, multimídia, linguagens de programação, produção agrária e construção civil. A formação ocorreu no período de agosto a dezembro do ano passado. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Compartilhe:

Notícias relacionadas