Expansão

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica elogia avanço das obras do IFTM Campus Sete Lagoas

Marcelo Bregagnoli destaca ritmo acelerado e projeto moderno com potencial para impulsionar educação na região
Publicado em 19/09/2025 11:15 Atualizado em 19/09/2025 12:01
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida da visita do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, às obras do IFTM Campus Sete Lagoas
Fotografia colorida da visita do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, às obras do IFTM Campus Sete Lagoas
Crédito: Renata Marques

As obras do futuro Campus Sete Lagoas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) receberam uma visita ilustre nesta segunda-feira, 15/09: o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, veio pessoalmente acompanhar o progresso das construções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A visita reforça o compromisso com a expansão da educação pública, gratuita e de qualidade na região.

Bregagnoli expressou grande satisfação com o que viu, elogiando o ritmo acelerado das obras e o modelo arquitetônico adotado. “Gostou do modelo proposto com pé direito alto do telhado que confere um ambiente mais amplo e fresco para as estruturas”, destacou Marcelo Ponciano, reitor do IFTM. A localização privilegiada do instituto, centralizado e próximo ao restaurante popular, também foi um ponto positivo, abrindo possibilidades para futuras expansões nas áreas não construídas.

Ponciano ainda compartilhou seu entusiasmo com a visita: "foi ótima a visita com o Bragagnoli. Ele pôde ter uma visão bem real do como está o avançar da obra. Gostou muito do estilo da construção. E ficou bem animado", relatou. A expectativa é alta, com planos de inaugurar o campus em abril, possivelmente com a presença do Ministro Camilo e até mesmo do Presidente Lula.

Segundo o reitor, a intenção é iniciar duas turmas de integrado já em fevereiro, em um local provisório, para que as atividades comecem o quanto antes. Bregagnoli também se mostrou otimista com a seriedade com que o IFTM está encarando a expansão. Um dos desdobramentos da visita foi a pergunta do secretário sobre a possibilidade de ter 60% da obra pronta até novembro para autorizar a compra de mobiliários. O engenheiro responsável pela obra, Ramon Guedes, confirmou a viabilidade, o que deixou a equipe “bem animada”.

A diretora de implantação do Campus Sete Lagoas, Renata Marques, informou sobre os próximos passos administrativos. "Como encaminhamento, que já havia sido acordado anteriormente, vamos enviar, na próxima semana, o pedido de autorização de funcionamento após a aprovação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFTM (CEPE)", explicou.

Estrutura moderna e foco em ensino técnico de qualidade

O futuro Campus Sete Lagoas do IFTM promete ser um marco para a educação local. Com uma área total de 3.121,43 m², o projeto prevê uma infraestrutura completa e moderna. Serão quatro blocos didáticos, totalizando mais de 1.300 m² dedicados a salas de aula e laboratórios. O Bloco B abrigará a administração, e a biblioteca, com seus 480 m², oferecerá um ambiente propício para estudo e pesquisa.

Além disso, a estrutura incluirá lanchonete com sanitários, um bloco extra de sanitários, guarita de segurança, um pátio coberto de 820 m² e espaços técnicos como sala elétrica e subestação. A urbanização do entorno será completa, com paisagismo, calçadas, rampas, bicicletário, totem de identificação e gradis, garantindo acessibilidade e integração ao espaço urbano.

Também estiveram presentes na visita Ramon Guedes, engenheiro responsável pela obra; Rita Guedes, servidora do IFTM que está trabalhando na implantação do campus; Paulo Guedes, servidor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Patrícia Rioga, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que estão em acordo de cooperação técnica para a implantação do campus; Ivan Alves, membro da ABit, empresa que fiscaliza a obra. A união de esforços e o avanço das obras reforçam a expectativa de um futuro promissor para a educação profissional e tecnológica em Sete Lagoas.

Compartilhe:

Notícias relacionadas