IFTM Campus Paracatu promove Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Crédito: Comissão de Comunicação do IFTM Campus Paracatu
Entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025, o IFTM Campus Paracatu realizou uma programação especial em alusão à Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Com o tema “NÃO ao capacitismo; SIM à empatia e respeito”, o evento destacou o compromisso da instituição com a inclusão, a valorização das diferenças e o combate a práticas discriminatórias.
Durante os três dias de programação, diferentes atividades buscaram sensibilizar e envolver a comunidade acadêmica. A abertura, realizada no auditório do campus em 16 de setembro, contou com uma prática de técnicas terapêuticas em massoterapia conduzida pelo grupo “Mãos que Acalmam”, formado por massoterapeutas cegos de Paracatu. A experiência proporcionou bem-estar aos participantes e mostrou, na prática, como a valorização da diversidade pode fortalecer processos de inclusão.
No dia seguinte, em 17 de setembro, estudantes e servidores participaram de dinâmicas de sensibilização na área externa do campus, refletindo sobre acessibilidade, barreiras cotidianas e o papel de cada indivíduo na construção de ambientes mais inclusivos. Já o encerramento, em 18 de setembro, também no auditório, foi marcado pela roda de conversa “Direitos, Desafios e Conquistas da Pessoa com Deficiência”, que reuniu convidados para compartilhar histórias de vida, discutir o enfrentamento ao capacitismo e apontar caminhos para superar obstáculos diários.
A mobilização mostrou que é necessário refletirmos sobre nosso compromisso prático com a inclusão e a valorização da diversidade em nosso ambiente institucional. A verdadeira inclusão exige mais do que a mera aplicação de normas; requer sensibilidade, respeito à individualidade e o engajamento de todos para construir um IFTM plural, acessível e justo.
Ações cotidianas, como adaptar a comunicação, repensar dinâmicas de sala de aula e incentivar a autonomia, geram grandes impactos. Os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) desempenham papel fundamental ao promover espaços de escuta, orientação e protagonismo, além de fomentar práticas e debates inclusivos em toda a comunidade escolar.