Campus Uberaba Parque Tecnológico realiza cerimônia de colação de grau dos cursos Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Crédito: Comunicação do Campus Uberaba Parque Tecnológico
A noite de sexta-feira (26) foi especial para os 23 formandos dos cursos de graduação do Campus Uberaba Parque Tecnológico, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Aconteceu no auditório do campus, unidade I, a solenidade de colação de grau de estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).
A cerimônia teve início às 19h30 e foi presidida pelo reitor Marcelo Ponciano da Silva. Compuseram a mesa de honra Jefferson Beethoven patrono dos formandos do curso de ADS, Robson Borges paraninfo dos formandos do curso de Engenharia de Computação, coordenador de curso da Engenharia Luiz Pessoa e o representante do diretor Bruno Rodrigues.
O auditório estava lotado de familiares, amigos, egressos dos IFTM, professores homenageados e coordenadores de curso que acompanharam com atenção os momentos da cerimônia. Da entrada dos formandos, passando pelos juramentos, o momento da outorga de grau até o discurso, o ambiente foi marcado pelo orgulho e alegria dos presentes.
O orador Thamer Felipe, em nome dos colegas, agradeceu aos professores e aos familiares pelo apoio ao longo da jornada. Ressaltou com carinho a participação da Tia Ivania que com sua presença acolhedora marcou a vida de diversos estudantes que passaram pelo campus. Sua memória, como a de todos que ficaram pelo caminho, permanecerá viva em nossos corações. Já direcionado aos formandos destacou a frase de Steve Jobs: “A tecnologia move o mundo.” Mas, antes de mover o mundo, ela nos moveu para fora da zona de conforto, para dentro de aulas desafiadoras e madrugadas de estudo. Além do conhecimento técnico, levamos empatia, resiliência e a certeza de que errar e pedir ajuda fazem parte do caminho. E que, no final, o trabalho em equipe é o que salva. Agora é hora de usar tudo o que aprendemos para transformar realidades, criar impacto, abrir portas e facilitar vidas, inclusive a nossa.
Em complemento ao tema tecnologia, o paraninfo Robson citou as palavras de Charles Darwin “a sobrevivência é dos que se adaptam melhor às mudanças”, e de Linus Torvalds sobre a “eficiência e ao pensamento estratégico”. A tecnologia evolui com uma velocidade exponencial, e o que é inovador hoje pode se tornar obsoleto amanhã. Por isso, resolva o problema com o menor esforço e o máximo de impacto, se adaptem, esse será o seu bem mais valioso. Sejam ousados, questionem o status quo e busquem soluções para os problemas da humanidade, construam um futuro mais justo, inclusivo e brilhante. Em seguida, o reitor Marcelo Ponciano elogiou os formandos e com alegria encerrou a cerimônia.