IFTM Campus Uberaba publica normas para eleição Diretoria do Grêmio Estudantil 2026
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O IFTM Campus Uberaba divulgou o edital que disciplina a eleição da Diretoria do Grêmio Estudantil 2026. O texto apresenta as atribuições da comissão eleitoral, define os prazos de cada fase e estabelece os critérios de participação dos alunos.
Segundo o cronograma, a inscrição de candidaturas será entre 10 e 20 de outubro de 2025, seguida da divulgação da lista provisória em 22 de outubro e prazo de impugnação no dia 23. A homologação ocorrerá em 1º de novembro e a campanha terá início em 2 de novembro. O período de divulgação de propostas se estende até 16 de novembro, incluindo debates no dia 10, data em que também se encerra o credenciamento de fiscais.
A votação acontecerá em 18 de novembro, das 8h às 17h, no refeitório do campus ou pelo sistema Hélios. O resultado preliminar será publicado em 20 de novembro, com prazo para recursos até 22 e divulgação definitiva em 23. O encaminhamento do nome eleito à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão será feito em 24 de novembro.
Podem concorrer alunos regularmente matriculados no 1º e 2º anos do ensino médio integrado. O voto é facultativo, secreto e uninominal, sendo considerados votantes todos os discentes do ensino médio integrado. O edital também prevê impedimentos, como a participação de servidores, e estabelece que servidores matriculados como alunos podem votar, mas não disputar cargos.
As chapas devem contemplar cargos de presidência, vice-presidência, secretaria geral, primeiro e segundo secretários, tesouraria geral, primeiro tesoureiro, diretorias de comunicação, cultura, esportes, políticas educacionais, eventos, diretor social, além de dois suplentes. O mandato terá duração de um ano. O resultado final será publicado nos murais do campus. O contato com a comissão eleitoral pode ser feito pelo e-mail da Comissão Eleitoral.