Curricularização da Extensão

IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico realizará a sexta edição do IFEX com mostras de projetos de extensão

Sexta edição do evento de Curricularização da Extensão compartilhará ciência, tecnologia e inovação além das formas de ingresso no IFTM
Publicado em 03/10/2025 09:49 Atualizado em 03/10/2025 09:53
Compartilhe:
Compartilhe:

Crédito: Comunicação Campus Uberaba Parque Tecnológico

A Coordenação de Extensão (COEXT) do Campus Uberaba Parque Tecnológico (UPT), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), se prepara para realizar a sexta edição da Curricularização da Extensão (IFEX) no dia 30 de outubro das 8h às 17h.

A iniciativa tem como objetivo realizar a mostra de projetos desenvolvidos por estudantes da instituição e espera receber escolas municipais e estaduais na quadra poliesportiva do IFTM localizada na  Avenida Dr. Florestan Fernandes, 131, bairro univerdecidade. 

Desde 2023, o IFEX tem realizado visitas em diversas escolas e levado um pouco do conhecimento desenvolvido na instituição e realizado parcerias. Pauliana Andrade de Melo, ex-diretora da Escola Estadual América destacou a importância do evento como forma de despertar o interesse pelos estudos e pelas possibilidades profissionais oferecidas pelo IFTM.

O IFEX reforça o compromisso do IFTM com a extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico articulado ao ensino e à pesquisa. Além de socializar o conhecimento técnico-científico com a comunidade, o evento contribui para a divulgação das formas de ingresso nos cursos do instituto e apresenta, de forma prática, as potencialidades profissionais que os estudantes podem desenvolver ao longo da formação.

“A cada edição, nossa organização evolui, assim como o nível dos projetos apresentados. Acredito que o maior desafio nem seja a construção dos projetos em si, mas sim apresentá-los para a comunidade. Sempre bate aquela ansiedade de será que eles vão se interessar? E é justamente aí que acontece a mágica. Quando vemos os olhos deles brilhando ao conhecer nossos trabalhos, sentimos que tudo valeu a pena. É uma sensação de dever cumprido, poder mostrar a importância da educação, compartilhar conhecimento e, de quebra, despertar neles o interesse por fazer parte da nossa instituição”, destacou Izabela Iwanow, estudante do curso de Engenharia de Computação.

Mais do que uma vitrine de projetos, o IFEX se consolida como um espaço de troca, inclusão social e desenvolvimento humano, promovendo o diálogo entre o IFTM e a comunidade externa e plantando sementes para futuros talentos da ciência, tecnologia e inovação.

Mais informações: Frederico Renato Gomes, Coordenador de Extensão do Campus Uberaba Parque Tecnológico, extensao.upt@iftm.edu.br

Compartilhe:

Notícias relacionadas