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Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba lança obra que analisa 30 anos de políticas públicas voltadas à formação profissional no país

Livro reúne a contribuição de estudantes e docentes na construção de uma leitura crítica sobre a área e marca o avanço da produção científica desenvolvida na instituição
Publicado em 06/10/2025 19:43 Atualizado em 07/10/2025 11:38
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Audiodescrição: Grupo formado por oito pessoas posa para foto em ambiente interno. Todos estão de pé, próximos uns dos outros, sorrindo para a câmera. À direita, há um painel com as cores verde, vermelho e branco e um cartaz com o título do livro
Audiodescrição: Grupo formado por oito pessoas posa para foto em ambiente interno. Todos estão de pé, próximos uns dos outros, sorrindo para a câmera. À direita, há um painel com as cores verde, vermelho e branco e um cartaz com o título do livro "Educação Profissional e Tecnológica no Brasil". Entre os presentes, há mulheres e homens de diferentes tons de pele, vestindo roupas em cores variadas como branco, verde, cinza, amarelo, marrom e preto. O piso é azul-claro e o local está bem iluminado.
Crédito: Elder da Silveira Latosinski

O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba publicou seu primeiro livro, fruto de uma experiência que uniu pesquisa, reflexão e compromisso coletivo. A obra Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: Influências e diretrizes político-econômicas dos governos federais nos últimos 30 anos revisita três décadas de políticas públicas e mostra como as mudanças econômicas e ideológicas impactaram o ensino técnico e tecnológico no país.

Organizado por Adriano Elias, Elder da Silveira Latosinski, Elisa Antônia Ribeiro, Gabriel Silva Borges, Jamylle Rebouças Ouverney, José Luiz Amado, Marcelo Silva Rodrigues e Sandra Mara Trindade, o livro nasceu do trabalho coletivo de mestrandos e doutorandos do programa, refletindo o amadurecimento das pesquisas desenvolvidas e o compromisso com a investigação aplicada. A obra percorre uma linha do tempo que inicia nos anos 1990, durante as reformas estruturais do governo Fernando Henrique Cardoso, e segue pelos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro, até o atual governo Lula, discutindo as transformações, permanências e rupturas nas políticas públicas voltadas à área.

Para Elisa Antônia Ribeiro, professora do Campus Uberlândia e organizadora do projeto, o livro nasce do desejo de unir teoria e prática. “Queríamos que a pesquisa feita no campus alcançasse as pessoas e mostrasse que a formação profissional é um pilar para o desenvolvimento do país. Esta obra é o resultado de um esforço coletivo e reafirma a importância de uma educação pública, gratuita e de qualidade.”

Elisa também ressaltou a importância do apoio institucional para que o projeto se concretizasse. “O incentivo da Editora IFTM, por meio do edital de publicação de livros digitais de 2024, tornou possível a realização desta obra. Trata-se de um investimento que democratiza o acesso ao conhecimento e estimula a produção científica em diversas áreas do saber. Este livro é, portanto, uma contribuição valiosa para o debate sobre as políticas públicas voltadas à formação profissional e um registro de que o maior desafio dessa área também é sua principal missão: a formação humana integral.”

O doutorando Elder da Silveira Latosinski destacou que o livro é resultado direto da mobilização estudantil e do engajamento coletivo dentro do programa. “Esse livro é muito mais do que uma produção acadêmica: ele é um marco histórico para o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba. Surgiu a partir de uma iniciativa dos estudantes do mestrado e da primeira turma de doutorado, durante a disciplina de Políticas Públicas, sob a coordenação da professora Elisa Antônia Ribeiro. A temática do livro foi escolhida ativamente por nós, estudantes, demonstrando nosso compromisso com uma pesquisa voltada à relevância social.”

Elder também reconheceu o caráter pioneiro da obra e a importância da colaboração entre colegas. “O fato de ser a primeira produção com participação dos alunos da primeira turma de doutorado confere à obra um caráter simbólico. É por meio de ações concretas como esta que a formação profissional se afirma como eixo transformador de realidades e como um campo estratégico para o desenvolvimento social e econômico do país.”

Na mesma direção, o doutorando Adriano Elias ressaltou a relevância de compreender historicamente o tratamento dado à educação técnica e tecnológica nos diferentes contextos políticos. “É essencial que os programas divulguem os trabalhos realizados e que se analise o percurso histórico dessa modalidade de ensino, o tratamento que ela recebeu ao longo dos anos e as perspectivas que se desenham para o futuro”, observou. Para ele, compreender esse percurso é fundamental para o aprimoramento das políticas públicas e para o fortalecimento da função emancipadora da formação profissional.

O diretor-geral do Campus Uberaba, Bruno Pereira Garcês, destacou a importância da obra como expressão do papel da instituição na produção de conhecimento e no incentivo à pesquisa. “Este é um momento significativo para o Campus Uberaba e para toda a Rede Federal. A publicação desse livro reafirma o compromisso do IFTM com a formação crítica e reflexiva, que ultrapassa as fronteiras da sala de aula e contribui para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação profissional. É gratificante ver o protagonismo dos estudantes e docentes do programa materializado em uma obra dessa relevância”, afirmou.

O lançamento do livro aconteceu no dia 2 de outubro, em um evento que reuniu docentes, discentes e convidados. A publicação simboliza um marco para o campus e abre novas perspectivas para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação.

A obra pode ser lida na página da Editora IFTM.

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