Professora do IFTM Campus Uberlândia Centro ministra oficina sobre comunicação inovadora na Semana de Inovação do Serviço Público
Crédito: Divulgação
O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), marcou presença na Semana de Inovação do Serviço Público 2025, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. Representando o IFTM, a professora Poliana Cristo, coordenadora do curso de Tecnologia em Marketing, participou da programação como ministrante da oficina “Memes com propósito: inovação comunicativa no setor público”, uma das 130 propostas selecionadas entre mais de 800 enviadas por todo o país, ofertada no dia 02 de outubro.
A oficina abordou como elementos da cultura digital, como memes e storytelling visual, podem ser utilizados como ferramentas criativas de comunicação institucional. A proposta buscou aproximar a linguagem pública da sociedade, de forma acessível e engajadora, promovendo reflexões sobre sustentabilidade e inovação na gestão pública.
Segundo a professora Poliana, participar do evento como ministrante foi uma experiência transformadora. “Por muitos anos, eu sempre compareci aos eventos da Enap como participante, para poder aprender e absorver cada vez mais conhecimento e realizar o nosso fazer diário de servidor público melhor. Dessa vez, ao receber o convite da chamada para as oficinas, decidi compartilhar. Decidi, ao invés de só aprender, também poder contribuir”, relatou.
A docente conta que a oficina teve grande adesão e chegou a esgotar as vagas nas primeiras horas após a abertura das inscrições. “Quando cheguei em Brasília, recebi a notícia de que a minha oficina foi uma das primeiras a se esgotar. Teve uma adesão muito grande, e pessoas relataram que foram à Semana de Inovação exatamente por causa dela. Às nove da manhã formou-se uma fila na porta da sala de pessoas aguardando o momento de início para saberem se sobraria uma vaga”, destacou.
Para Poliana, o sucesso da oficina reflete o papel social do serviço público e da educação. “Isso me deu uma alegria muito grande, uma satisfação em saber o quanto nós, enquanto instituição, podemos ser relevantes e contribuir. Acho que essa é a missão do serviço público e da educação: devolver bom investimento no serviço público de maneira gratuita, devolver valor à sociedade”, afirmou.
“Poder fazer parte disso, apoiada pelo IFTM, contribuindo para essas pessoas e receber feedbacks do quão valiosa foi essa oficina e o conhecimento propagado, não tem preço. Tenho muita gratidão ao evento, à Enap e ao IFTM por terem me proporcionado tudo isso”, concluiu.
Com o tema “Um planeta, uma chance: inovar para um futuro possível”, a Semana de Inovação 2025 reuniu gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade para discutir soluções criativas e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo Estado brasileiro.