Docentes e técnicos do IFTM Campus Uberaba participaram do III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado
Crédito: Jordana Almeida Guimarães Santos
O IFTM Campus Uberaba esteve representado no III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado (SNEMI), realizado em Brasília. O evento teve como finalidade promover o diálogo sobre o fortalecimento do EMI no Brasil, por meio de debates propositivos, mesas-redondas e apresentações de experiências institucionais voltadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Participaram do seminário Jordana Almeida Guimarães Santos, Marcos Diniz Ribeiro, Elton Antônio Alves Pereira, Luciano Marcos Curi, Estelamar Maria Borges Teixeira, David Maikel Fernandes e Mariana Duó Passerini. O professor Luciano Marcos Curi também participou da organização do livro "Ensino Médio Integrado: políticas, currículos e práticas", lançado durante a programação.
A programação contou com uma mesa de abertura intitulada “O Ensino Médio Integrado no Brasil: desafios e perspectivas”, com a participação de Cíntia Magno Brazorotto (IFSP) e Fernando Cássio (USP). Outras mesas-redondas discutiram temas como “Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, conduzida por Oneida Cristina Irigon e Mad’Ana Desiree de Castro (IFG) e Ivanir Ribeiro (IFSC); e “Formação de professores para a EPT com foco no Ensino Médio Integrado”, mediada por Dante Henrique Moura (IFRN) e Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (UnB). Cada sessão teve como eixo central os debates propositivos voltados ao fortalecimento da integração curricular e da formação docente na Rede Federal.
De acordo com a técnica-administrativa Jordana Almeida Guimarães Santos, a participação foi enriquecedora. “Durante o seminário, conheci experiências bem-sucedidas de outros IFs, especialmente na articulação entre EJA e formação técnica. Refletimos sobre a importância da verticalização, os desafios da inclusão e estratégias para atender às metas legais de oferta por modalidade”, afirmou.
O III SNEMI destacou a importância dos institutos federais como espaços de construção coletiva e de fomento à educação pública de qualidade, reafirmando o compromisso da Rede Federal com a oferta de um ensino integrado, inclusivo e socialmente transformador.
