IFTM fortalece a gestão em inovação com participação estratégica no XIX Encontro Nacional FORTEC
Crédito: Arquivo PROPI
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) participou do XIX Encontro Nacional FORTEC, um dos principais fóruns de inovação e transferência de tecnologia do Brasil, realizado de 7 a 10 de outubro de 2025, em Porto Alegre (RS). O evento, organizado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), reuniu especialistas, gestores de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e representantes da academia, governo e indústria para debater o futuro do setor.
Com o tema "Inovação, Sustentabilidade e Governança para um Brasil Resiliente: O Papel dos NIT", o encontro abordou discussões cruciais, incluindo a implementação da Nova Indústria Brasil (NIB), o impacto da Inteligência Artificial e a atuação das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) no enfrentamento de desastres climáticos.
Representando o IFTM, a servidora Wanessa de Sousa Gobbo Vieira participou das discussões com o objetivo estratégico de absorver as melhores práticas de gestão de NITs, alinhar as ações do Instituto às políticas públicas e tendências nacionais, e, assim, fortalecer seu papel como agente de desenvolvimento tecnológico regional.
Destaque e reconhecimento nacional
A participação do IFTM no evento foi ainda mais relevante com o reconhecimento no Prêmio FORTEC de Inovação 2025. O software Crop Sense Soja, desenvolvido pela equipe do professor Édimo Fernando Alves Moreira, conquistou o segundo lugar na etapa regional Sudeste na modalidade Programa de Computador (Software).
A tecnologia, notável por sua capacidade de otimizar a gestão do cultivo e agilizar decisões para produtores rurais, reforça a excelência do IFTM na geração de conhecimento que se transforma em benefícios concretos para a sociedade e o agronegócio.
A experiência e o conhecimento estratégico adquiridos pela representante no XIX Encontro Nacional FORTEC serão cruciais para aprimorar as atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFTM, potencializando a transferência de tecnologia e a propriedade intelectual da instituição.