Inovação com Propósito

Sucesso no 1º Desafio de Inovação IFTM/Granto Seguros resulta na contratação de três estudantes do Campus Ituiutaba, talentos em tecnologia

Protótipo de IA desenvolvido em desafio acadêmico transforma-se em contratação na Granto Seguros após um ano de desenvolvimento de projeto
Publicado em 23/10/2025 10:00 Atualizado em 23/10/2025 10:56
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida da premiação do 1º Desafio de Inovação IFTM/Granto Seguros, com servidores do IFTM, equipe da Granto Seguros e estudantes premiados
Fotografia colorida da premiação do 1º Desafio de Inovação IFTM/Granto Seguros, com servidores do IFTM, equipe da Granto Seguros e estudantes premiados
Crédito: Arquivo NIT/IFTM

Uma parceria de sucesso entre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a iniciativa privada se transformou em uma porta de entrada direta para o mercado de trabalho para três estudantes do IFTM Campus Ituiutaba. Ana Victoria Galvão Barros, Matheus Alves Rocha e Marcello Vinhais de Souza Filho foram contratados pela Granto Seguros após o excelente desempenho e desenvolvimento do projeto vencedor no 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM e Granto.

A iniciativa, fruto de uma colaboração entre a Granto Seguros e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFTM, teve início em maio de 2024. O desafio, que mobilizou diversos campi do IFTM, propôs aos estudantes a criação de um protótipo de leitor de documentos utilizando inteligência artificial.

Após vencerem a competição, a equipe do Campus Ituiutaba desenvolveu o projeto por um ano, já em colaboração direta com a Granto Seguros. Em outubro de 2025, o sucesso da parceria e a alta capacidade técnica e colaborativa demonstrada pelos alunos culminaram na contratação efetiva. Os três jovens talentos agora integram a equipe de tecnologia da Granto Seguros, sediada em Uberaba.

Experiência de aprendizado e inserção no mercado

Para Marcello Vinhais, um dos estudantes contratados, a jornada foi de grande aprendizado. "A experiência foi incrível. Aprendi muito com ela, pois pude visualizar formas diferentes de pensar, planejar e alcançar nossos objetivos, tendo acesso a ferramentas, técnicas e tecnologias novas, sendo algumas novas não só no meu contexto, mas no mercado de trabalho como um todo", relata o estudante. Ele destaca ainda que o ponto mais marcante foi "a colaboração e trabalho em equipe, tanto dentro na nossa equipe (4bits) quanto por parte da empresa."

Marcello enxerga o Desafio de Inovação como um "passaporte" para a carreira. "Eu acredito que o Desafio de Inovação teve um impacto inestimável na minha carreira, pois além de me inserir no mercado de trabalho, me apresentou regras, práticas e até desafios que sem dúvida alguma encontrarei em trabalhos posteriores." Agora, como parte do time de tecnologia, suas expectativas são de crescimento contínuo: "Tenho grandes expectativas de conseguir aprimorar meus conhecimentos e técnicas na área, tanto trabalhando em nosso projeto atual quanto em outros projetos internos, além de conhecer ainda mais a empresa e poder colaborar e participar de forma mais ativa."

Granto Seguros: investimento em talentos e impacto social

A Granto Seguros destacou o valor estratégico da parceria, que representou uma “ponte estratégica entre a energia acadêmica e os desafios reais do mercado.” A empresa ressaltou a importância de investir no ecossistema de inovação local, “mostrando que é possível criar tecnologia de ponta fora dos grandes centros.”

A contratação dos estudantes reflete a filosofia da Granto de investir na formação de novos talentos. “O que vimos de especial nos estudantes foi uma combinação da vontade de aprender e fazer acontecer. Eles não se limitaram a executar tarefas; eles mergulharam nos nossos desafios”, afirma a empresa. A decisão foi tomada pelo “engajamento com a equipe, alinhamento com a nossa cultura, além da capacidade técnica e comprometimento com as entregas.”

A Granto conclui que oferecer essa primeira oportunidade de experiência é fundamental, pois “isso fortalece todo o nosso ecossistema e prepara os profissionais que deixarão legado no nosso mercado.” Assim, o 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM e Granto consolida-se não apenas como uma competição de tecnologia, mas como uma via eficaz para transformar o potencial acadêmico em sucesso profissional.
 

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas