Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Sustentabilidade e conhecimento marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFTM Campus Uberaba

Evento promoveu atividades voltadas à educação científica e à consciência ambiental sob o tema “Planeta Água”
Publicado em 31/10/2025 14:26 Atualizado em 31/10/2025 14:28
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A imagem mostra uma sala de aula. No centro há uma árvore feita de papel. Algumas pessoas estão sentadas no chão em círculos, olhando para uma tela pequena que está sobre um banco. As paredes têm cartazes pendurados. A iluminação vem de janelas grandes ao fundo.
A imagem mostra uma sala de aula. No centro há uma árvore feita de papel. Algumas pessoas estão sentadas no chão em círculos, olhando para uma tela pequena que está sobre um banco. As paredes têm cartazes pendurados. A iluminação vem de janelas grandes ao fundo.
Crédito: Cida Xenofonte

Realizada de 20 a 24 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2025 movimentou o IFTM Campus Uberaba com uma ampla programação de oficinas, minicursos, palestras e mostras que exploraram o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O evento buscou despertar o interesse pela ciência e ampliar o debate sobre sustentabilidade hídrica e inovação.

A diversidade de atividades marcou a semana, com ações nas áreas de agropecuária, alimentos, turismo, educação e tecnologia. Entre os temas abordados, estiveram as boas práticas de ordenha e manejo de bezerros, a produção suinícola, o ecoturismo no Geoparque Uberaba e a formação de manipuladores de carnes. Paralelamente, oficinas sobre diversidade, inteligência artificial e empreendedorismo estimularam reflexões sobre inclusão e transformação social.

Além disso, os presente participaram de rodas de conversa e oficinas. A palestra “Água, Cidade e Sustentabilidade”, ministrada por Heuler Hordones Chaves, reuniu grande público. As salas temáticas abordaram temas como meio ambiente e cotidiano, e o projeto PETi Multiverso promoveu uma vivência filosófica e psicológica. A semana contou ainda com mostras sensoriais, apresentações musicais e participação de diferentes setores institucionais.

A Química Através dos Tempos

Alunos dos 6º e 8º períodos da Licenciatura em Química do IFTM Campus Uberaba apresentaram "A Química Através dos Tempos", vivência que uniu arte, história e ciência. Desenvolvido como Prática Pedagógica Componente Curricular (PPCC), o projeto recebeu estudantes do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor Paulo José Derenusson.

A apresentação conduziu o público por três períodos — Idade Média, Guerras Mundiais e contemporaneidade — mostrando o papel da química nas transformações sociais. Com figurinos, luz e som, a atividade criou uma experiência sensorial e educativa. O professor Aldo Luís Pedrosa da Silva, que orientou o projeto com a professora Jailda Maria Muniz, ressaltou o caráter interdisciplinar da proposta. “Trabalhar a química por meio da arte permite despertar a curiosidade e o senso crítico dos estudantes, além de tornar o aprendizado mais significativo”, observou. Segundo ele, integrar arte e ciência amplia a compreensão do conhecimento e aproxima a teoria da realidade.

Trajetórias que inspiram

O encontro "Egressos em Destaque: trajetórias que inspiram" reuniu ex-alunos e estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio para uma conversa sobre vivências acadêmicas e profissionais. A proposta visou aproximar diferentes gerações e apresentar as possibilidades de continuidade dos estudos dentro da instituição. Segundo a professora Polyanna Miranda Alves, o retorno dos egressos ao campus representa um momento de troca e incentivo: “O contato direto com os ex-alunos é uma oportunidade para que os atuais estudantes visualizem caminhos possíveis de formação e considerem retornar ao IFTM por meio dos cursos de graduação”.

Ciência na Fazenda

O "Ciência na Fazenda", realizado nos dias 23 e 24 de outubro, voltado a turmas do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Uberaba, reuniu experimentos, projetos e demonstrações práticas desenvolvidas pelos cursos técnicos e de graduação da instituição. De acordo com a professora Fabiana Martins Batista, os alunos do IFTM Campus Uberaba se organizaram para apresentar uma série de atividades que encantaram os visitantes. Ela afirmou que, por meio de exposições e demonstrações práticas, os estudantes mostraram o que aprenderam e compartilharam conhecimento com entusiasmo e dedicação. Segundo a docente, esse processo foi também uma oportunidade de desenvolver autonomia, comunicação e criatividade entre os participantes.

Além disso, o percurso guiado por monitores transformou o aprendizado em uma experiência compartilhada entre discentes e docentes, fortalecendo o diálogo entre diferentes níveis de ensino e despertando nos visitantes o interesse pela ciência e pelas carreiras tecnológicas.

Sustentabilidade e Economia Criativa

Estudantes da disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade apresentaram uma exposição de banners produzidos a partir de uma pesquisa sobre como a cidade de Uberaba contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A iniciativa, orientada pelos professores Luciano Tiago Bernardo e Luzélia Calegari Santos Moizinho, também coordenadora do curso, mobilizou o grupo em torno de práticas ambientais e de cidadania, resultando em um trabalho que, segundo os docentes, superou as expectativas pela dedicação e qualidade das análises apresentadas.

Além dessa atividade, integrou a programação uma roda de conversa remota sobre Economia Criativa, conduzida pela professora Elaine Carvalho de Lima, do Campus Uberaba. Participaram do encontro os pesquisadores Geyson Fernandes da Silva e Maria José dos Santos Pimentel, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pertencentes à comunidade indígena Katu, além do professor Aldo Luís Pedrosa da Silva, da área de Artes. Segundo Luzélia Calegari, “o diálogo destacou o papel do cinema como instrumento de educação, fortalecimento territorial e estímulo ao desenvolvimento econômico regional”.

A programação encerrou uma semana de intensa troca de experiências, aproximando ciência, arte e comunidade e deixando como legado o incentivo à curiosidade e ao aprendizado coletivo.

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