Sustentabilidade e conhecimento marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFTM Campus Uberaba
Crédito: Cida Xenofonte
Realizada de 20 a 24 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2025 movimentou o IFTM Campus Uberaba com uma ampla programação de oficinas, minicursos, palestras e mostras que exploraram o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O evento buscou despertar o interesse pela ciência e ampliar o debate sobre sustentabilidade hídrica e inovação.
A diversidade de atividades marcou a semana, com ações nas áreas de agropecuária, alimentos, turismo, educação e tecnologia. Entre os temas abordados, estiveram as boas práticas de ordenha e manejo de bezerros, a produção suinícola, o ecoturismo no Geoparque Uberaba e a formação de manipuladores de carnes. Paralelamente, oficinas sobre diversidade, inteligência artificial e empreendedorismo estimularam reflexões sobre inclusão e transformação social.
Além disso, os presente participaram de rodas de conversa e oficinas. A palestra “Água, Cidade e Sustentabilidade”, ministrada por Heuler Hordones Chaves, reuniu grande público. As salas temáticas abordaram temas como meio ambiente e cotidiano, e o projeto PETi Multiverso promoveu uma vivência filosófica e psicológica. A semana contou ainda com mostras sensoriais, apresentações musicais e participação de diferentes setores institucionais.
A Química Através dos Tempos
Alunos dos 6º e 8º períodos da Licenciatura em Química do IFTM Campus Uberaba apresentaram "A Química Através dos Tempos", vivência que uniu arte, história e ciência. Desenvolvido como Prática Pedagógica Componente Curricular (PPCC), o projeto recebeu estudantes do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor Paulo José Derenusson.
A apresentação conduziu o público por três períodos — Idade Média, Guerras Mundiais e contemporaneidade — mostrando o papel da química nas transformações sociais. Com figurinos, luz e som, a atividade criou uma experiência sensorial e educativa. O professor Aldo Luís Pedrosa da Silva, que orientou o projeto com a professora Jailda Maria Muniz, ressaltou o caráter interdisciplinar da proposta. “Trabalhar a química por meio da arte permite despertar a curiosidade e o senso crítico dos estudantes, além de tornar o aprendizado mais significativo”, observou. Segundo ele, integrar arte e ciência amplia a compreensão do conhecimento e aproxima a teoria da realidade.
Trajetórias que inspiram
O encontro "Egressos em Destaque: trajetórias que inspiram" reuniu ex-alunos e estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio para uma conversa sobre vivências acadêmicas e profissionais. A proposta visou aproximar diferentes gerações e apresentar as possibilidades de continuidade dos estudos dentro da instituição. Segundo a professora Polyanna Miranda Alves, o retorno dos egressos ao campus representa um momento de troca e incentivo: “O contato direto com os ex-alunos é uma oportunidade para que os atuais estudantes visualizem caminhos possíveis de formação e considerem retornar ao IFTM por meio dos cursos de graduação”.
Ciência na Fazenda
O "Ciência na Fazenda", realizado nos dias 23 e 24 de outubro, voltado a turmas do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Uberaba, reuniu experimentos, projetos e demonstrações práticas desenvolvidas pelos cursos técnicos e de graduação da instituição. De acordo com a professora Fabiana Martins Batista, os alunos do IFTM Campus Uberaba se organizaram para apresentar uma série de atividades que encantaram os visitantes. Ela afirmou que, por meio de exposições e demonstrações práticas, os estudantes mostraram o que aprenderam e compartilharam conhecimento com entusiasmo e dedicação. Segundo a docente, esse processo foi também uma oportunidade de desenvolver autonomia, comunicação e criatividade entre os participantes.
Além disso, o percurso guiado por monitores transformou o aprendizado em uma experiência compartilhada entre discentes e docentes, fortalecendo o diálogo entre diferentes níveis de ensino e despertando nos visitantes o interesse pela ciência e pelas carreiras tecnológicas.
Sustentabilidade e Economia Criativa
Estudantes da disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade apresentaram uma exposição de banners produzidos a partir de uma pesquisa sobre como a cidade de Uberaba contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A iniciativa, orientada pelos professores Luciano Tiago Bernardo e Luzélia Calegari Santos Moizinho, também coordenadora do curso, mobilizou o grupo em torno de práticas ambientais e de cidadania, resultando em um trabalho que, segundo os docentes, superou as expectativas pela dedicação e qualidade das análises apresentadas.
Além dessa atividade, integrou a programação uma roda de conversa remota sobre Economia Criativa, conduzida pela professora Elaine Carvalho de Lima, do Campus Uberaba. Participaram do encontro os pesquisadores Geyson Fernandes da Silva e Maria José dos Santos Pimentel, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pertencentes à comunidade indígena Katu, além do professor Aldo Luís Pedrosa da Silva, da área de Artes. Segundo Luzélia Calegari, “o diálogo destacou o papel do cinema como instrumento de educação, fortalecimento territorial e estímulo ao desenvolvimento econômico regional”.
A programação encerrou uma semana de intensa troca de experiências, aproximando ciência, arte e comunidade e deixando como legado o incentivo à curiosidade e ao aprendizado coletivo.
