Integração

Famílias participam de reuniões no IFTM Campus Uberaba para acompanhar desempenho dos estudantes

Encontros nos dias 29 e 30 de outubro promoveram diálogo sobre o desempenho escolar e o fortalecimento da parceria entre comunidade e instituição
Publicado em 04/11/2025 22:13 Atualizado em 04/11/2025 22:14
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Em um auditório, um grupo de pessoas estão sentados de costas em carteiras verdes voltadas para a frente, onde uma mulher fala diante do grupo. Ela está em pé, com uma das mãos sobre o peito, em tom de explicação. As pessoas assistem com atenção, algumas com laptops e cadernos sobre as mesas. No canto esquerdo, há um arranjo de flores coloridas que decora o ambiente
Em um auditório, um grupo de pessoas estão sentados de costas em carteiras verdes voltadas para a frente, onde uma mulher fala diante do grupo. Ela está em pé, com uma das mãos sobre o peito, em tom de explicação. As pessoas assistem com atenção, algumas com laptops e cadernos sobre as mesas. No canto esquerdo, há um arranjo de flores coloridas que decora o ambiente
Crédito: Marvile Palis

Com o objetivo de ampliar a participação da comunidade escolar no acompanhamento pedagógico dos estudantes, o IFTM Campus Uberaba promoveu, nos dias 29 e 30 de outubro, a reunião Integração da Família na Escola. A iniciativa, conduzida pela Coordenação Geral de Ensino, teve início às 19h e contou com a presença de professores, coordenadores e representantes dos núcleos institucionais.

Durante o encontro, foram discutidos aspectos relacionados ao desempenho dos alunos no segundo trimestre de 2025, em um ambiente de escuta e colaboração. A proposta buscou fortalecer a relação entre família e escola, incentivando a participação ativa dos responsáveis na formação dos jovens.

No dia 29, participaram os familiares dos cursos técnicos integrados em Administração, Alimentos e Meio Ambiente. Já no dia 30, o encontro reuniu pais e responsáveis dos cursos de Agropecuária e Química. As atividades incluíram recepção e informes gerais, atendimento com a coordenação de cada curso, orientações pedagógicas e atendimentos realizados pelos núcleos institucionais: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Núcleo de Estudos em Diversidade, Sexualidade e Gênero (NEDSEG) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).

“Este é um momento fundamental em nosso calendário, no qual fortalecemos nossa parceria com os responsáveis. Na ocasião, tivemos a oportunidade de apresentar um panorama geral sobre o desempenho das turmas, alinhar informações importantes sobre a reta final do ano letivo e, principalmente, realizar os atendimentos individuais”, afirmou Helena Maria de Almeida Mattos Martins dos Santos Ali, Coordenadora Geral de Ensino do IFTM Campus Uberaba.

“A reunião de integração entre família e escola é um momento fundamental para o fortalecimento dos vínculos que sustentam a trajetória escolar dos nossos estudantes no IFTM Campus Uberaba. Quando professores, pais e responsáveis se reúnem, criamos uma rede de apoio que vai muito além da sala de aula. Esse encontro nos permite dialogar sobre o desenvolvimento acadêmico, o comportamento, as potencialidades e os desafios enfrentados pelos alunos, construindo juntos estratégias para o sucesso escolar e pessoal de cada um”, destacou o professor Geandre de Carvalho Oliveira.

“A presença e o envolvimento das famílias demonstram aos estudantes que sua formação é uma responsabilidade compartilhada e que há um compromisso coletivo com o aprendizado e com o futuro deles. Além disso, esses momentos fortalecem a confiança entre escola e comunidade, favorecem o acompanhamento contínuo e tornam o ambiente educativo mais acolhedor e participativo. Reuniões como essa reafirmam o papel do IFTM como espaço de formação integral, em que cada estudante é valorizado em sua totalidade”, ressaltou a professora Marvile Palis Costa Oliveira.

A ação faz parte das atividades permanentes de acompanhamento pedagógico e integra as estratégias do IFTM Campus Uberaba para promover o diálogo entre escola e comunidade, garantindo a participação das famílias na trajetória educacional dos estudantes.

 

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