IFTM Campus Uberaba destaca pesquisas do Programa de Pós-Graduação Tecnológica em premiação municipal e fórum global de educadores
Crédito: Raquel Rosa e Rafaela Nunes
As ações do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba ganharam destaque em outubro, quando duas de suas doutorandas, Rafaela Mariane Sousa Nunes da Silva e Raquel Aparecida Rosa, orientadas respectivamente pelas professoras Jaqueline Maissiat e Paula Teixeira Nakamoto, foram premiadas no concurso “Professor Destaque 2025”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Além disso, Raquel também representou o programa no Google Champions Symposium, realizado no escritório do Google em São Paulo.
As propostas das pesquisadoras, voltadas à Educação Infantil, foram avaliadas a partir de critérios de inovação didática, acolhimento, uso de tecnologias e resultados de aprendizagem. Cada premiada recebeu R$ 500 e o título de Embaixadora da Boa Prática Educacional.
Segundo Rafaela, o prêmio “Professor Destaque 2025” reconhece os professores da rede pública que desenvolvem propostas criativas e tecnológicas. “Acredito que as nossas pesquisas refletem a proposta do PPGET. Essa iniciativa destaca a articulação entre o IFTM e a rede municipal de ensino de Uberaba, valorizando a pesquisa e a prática docente por meio da pesquisa aplicada”, afirmou.
Semanas após a premiação, Raquel Rosa participou do Google Champions Symposium, evento internacional promovido pelo Google for Education, entre os dias 23 e 25 de outubro, no escritório do Google em São Paulo. O simpósio reuniu participantes de 15 países da América Latina e teve como objetivo fomentar o intercâmbio de experiências, o aprendizado colaborativo e o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras na educação. Realizado a cada dois anos, o evento ocorre em quatro sedes do Google ao redor do mundo — Chicago, Madrid, São Paulo e Singapura — e reúne educadores certificados nas comunidades Líderes GEG, Trainers, Coaches ou Innovators.
A iniciativa está vinculada à área de Tecnologia Educacional, Inteligência Artificial e Formação Continuada de Educadores, articulando-se com unidades curriculares voltadas à Inovação Pedagógica, Competência Digital Docente e Transformação Digital na Educação, em consonância com os programas do Google for Education que priorizam a integração significativa da tecnologia no ensino.
Durante o encontro, Raquel apresentou a palestra “Pinto o DUA com meus tons de Rosa” no painel Champions Voices, na qual compartilhou práticas pedagógicas inclusivas e apresentou seu Produto Técnico Tecnológico de Mestrado, a Trilha Formativa Docente em Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). “Ver o interesse e a conexão das pessoas com ‘meus tons’, que representam as práticas inclusivas que acredito, foi emocionante. Senti que consegui plantar uma semente de esperança por uma educação que realmente acolhe e valoriza cada indivíduo”, relatou.
Na mesma programação, o professor Paulo Henrique Rafael Sousa Dantas, também participou do evento. Mestre pelo PPGET/IFTM e Google Innovator, ele atua como professor de Computação no Departamento de Educação Tecnológica da Secretaria de Educação de Uberaba (MG) e apresentou a proposta AION Experience, com o tema “A garra que conecta o tempo do aprendizado”. Segundo ele, “participar do Champions Symposium é viver uma experiência de pertencimento e propósito. É perceber que cada educador é uma peça essencial na engrenagem que move o futuro da aprendizagem”.
“O PPGET do IFTM Campus Uberaba vem consolidando seu papel na formação de educadores pesquisadores, voltados à integração entre teoria e prática e à aplicação da tecnologia na promoção da aprendizagem”, afirmou o coordenador do programa, professor Adriano Eurípedes Medeiros Martins.
Sobre o PPGET
O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) – nível stricto sensu – Cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM tem como objetivos principais a formação de profissionais qualificados em Educação Tecnológica, com propósitos concisos de transferir conhecimentos para a sociedade e atender demandas específicas de arranjos produtivos voltados ao desenvolvimento nacional, regional e local. O programa também visa o exercício da prática profissional avançada e transformadora, com foco em responder às demandas sociais, organizacionais e profissionais, expandindo as atividades de educação de nível stricto sensu. A modalidade do curso ofertado busca promover novas intervenções e soluções inovadoras, por meio da difusão da ciência, da tecnologia e da inovação no campo da Educação Profissional.
