IFTM Campus Uberaba tem doutorando aprovado em programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para intercâmbio acadêmico na Espanha
Crédito: Hutson Roger
Hutson Roger Silva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba, foi selecionado pelo Edital nº 17/2025 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para participar do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) Institucional, que possibilita a realização de atividades acadêmicas em instituições estrangeiras.
Orientado pelos professores Bruno Pereira Garcês e Jaqueline Maissiat, Hutson Roger realizará suas atividades na Universidade de Zaragoza, na Espanha, sob a supervisão da professora doutora Concepción Garcés Ayerbe. O vínculo com a docente espanhola teve início em 2025, quando o doutorando participou de um Programa de Mobilidade Acadêmica do IFTM em Cambridge, na Inglaterra. Durante o período de estudos na Espanha, ele pretende aprimorar sua pesquisa e conhecer novas práticas e metodologias em robótica, além de buscar parcerias institucionais entre Brasil e Espanha.
O projeto de doutorado de Hutson Roger é desenvolvido na Aldeia Indígena Manga, no município de Oiapoque, e tem como foco a implementação de uma rede de aprendizagem em etnorobótica, integrando saberes tradicionais e tecnologias educativas. A proposta busca fortalecer a educação e a pesquisa junto às comunidades indígenas, promovendo inovação e valorização do conhecimento local.
O professor Welisson Marques, coordenador de Pós-Graduação do IFTM, destacou a importância da conquista. Ele afirmou que essa é mais uma oportunidade aberta pela instituição para que seus estudantes realizem pesquisas em universidades internacionais. “Concebemos essa proposta de internacionalização no PPGET há alguns anos, e esperamos que os demais programas avancem com doutorados no IFTM, visto que ampliam as possibilidades de intercâmbio e aprofundam o nível das pesquisas e das redes de trabalho”, declarou.
Para o professor Welisson, ações como essa levam o nome do IFTM para o cenário internacional. Já o doutorando destacou que “o período na Espanha será fundamental para aperfeiçoar a pesquisa, ampliar a experiência internacional e consolidar colaborações científicas e práticas pedagógicas que beneficiem tanto o contexto indígena em Oiapoque quanto o intercâmbio acadêmico entre os dois países”.
O PDSE tem como propósito permitir que doutorandos realizem parte de suas pesquisas em instituições internacionais, fortalecendo laços científicos e culturais, ampliando a internacionalização da pesquisa brasileira e estimulando a criação de redes de colaboração entre países.
