ENSINO

Normas que fazem a diferença: alunos do Curso Técnico em Agropecuária participam de oficina sobre referências ABNT no IFTM Uberaba

Atividade ministrada pela professora Daiane Padula Paz e pela bibliotecária Sandra Mara Trindade orientou estudantes sobre a padronização de citações e referências segundo as normas da ABNT NBR 6023/2018 e NBR 10520/2023.
Publicado em 10/11/2025 14:44 Atualizado em 10/11/2025 14:51
Compartilhe:
Compartilhe:
A bibliotecária Sandra Mara Trindade ministra uma oficina sobre normas da ABNT para estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFTM Campus Uberaba. Na imagem, ela está em uma sala de aula, ao lado de uma projeção que mostra o modelo de referência de artigo de revista segundo a ABNT.
A bibliotecária Sandra Mara Trindade ministra uma oficina sobre normas da ABNT para estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFTM Campus Uberaba. Na imagem, ela está em uma sala de aula, ao lado de uma projeção que mostra o modelo de referência de artigo de revista segundo a ABNT.
Crédito: Daiane Padula Paz

Com o objetivo de fortalecer a escrita acadêmica e o rigor técnico dos trabalhos escolares, os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberaba participaram, no dia 6 de novembro de 2025, de uma oficina sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conduzida pela professora Daiane Padula Paz e pela bibliotecária Sandra Mara Trindade.

A atividade, realizada no âmbito da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), buscou orientar os estudantes sobre a padronização de referências bibliográficas e citações, conforme as normas ABNT NBR 6023/2018 e NBR 10520/2023. A oficina apresentou conceitos teóricos e exemplos práticos, promovendo o uso correto das normas e incentivando a autonomia dos alunos na elaboração de seus trabalhos.

De acordo com a professora Daiane Padula Paz, a oficina é parte das práticas da disciplina que integram tecnologia, pesquisa e produção textual. “O domínio das normas da ABNT é um diferencial importante na formação dos nossos alunos. Desde o início do curso, buscamos desenvolver neles o hábito de organizar e apresentar trabalhos com qualidade, ética e rigor técnico”, afirmou.

A bibliotecária Sandra Mara Trindade destacou o papel da biblioteca como parceira no processo de aprendizagem: “Nosso espaço é de apoio à pesquisa e à produção acadêmica. Essa parceria com a disciplina de TIC contribui para que os estudantes se sintam mais confiantes ao produzir relatórios e projetos conforme os padrões exigidos.”

Para os estudantes, a oficina foi uma oportunidade de aprender na prática a aplicar normas frequentemente exigidas em atividades escolares e profissionais. “Eu não sabia que existiam tantas regras para formatar trabalhos, mas agora entendo a importância delas para deixar tudo mais claro e organizado”, comentou um dos alunos participantes.

A iniciativa reforça o compromisso do IFTM Campus Uberaba com uma formação crítica e cidadã, articulando ensino e prática e preparando os estudantes para os desafios da vida acadêmica e profissional. Por meio de ações como essa, o campus reafirma sua missão de formar cidadãos conscientes, competentes e comprometidos com a qualidade do conhecimento que produzem.

Compartilhe:

Notícias relacionadas