Verde Safra, empresa júnior dos estudantes de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberlândia, vence a 3ª Maratona Faemg Jovem
Crédito: Comunicação Social
A Verde Safra, Empresa Júnior formada por estudantes do curso de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberlândia, é a grande campeã da 3ª Maratona Faemg Jovem 2025. O anúncio foi feito na última quinta-feira (6/11), durante o 4º Encontro Faemg Jovem, realizado na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.
A maratona é uma competição estadual de inovação, organizada pelo Sistema Faemg, que visa desenvolver e engajar jovens lideranças no setor do agronegócio. A equipe do IFTM Campus Uberlândia conquistou o lugar mais alto do pódio, sendo seguida pelas equipes de Salinas (2º lugar), Pará de Minas (3º lugar), Diamantina (4º lugar) e Águas Formosas (5º lugar).
O Projeto "Conexão Campo-cidade"
A vitória foi conquistada com o projeto "Conexão Campo-Cidade". A
proposta focou em aproximar a sociedade urbana, especialmente as
crianças, da realidade do agronegócio. O projeto não ficou no
papel: os estudantes colocaram, literalmente, a "mão na massa" para
gerar impacto real na comunidade de Uberlândia.
O Diretor de RH, Carlos Eduardo, detalha a experiência "transformadora" que, segundo ele, "proporcionou muito aprendizado, novas amizades e um grande crescimento pessoal e profissional". Ele cita as ações práticas: "Tivemos a oportunidade de participar de eventos sociais, desenvolver cartilhas educativas para crianças, atuar na Fazendinha do Camaru, além de participar de palestras, oficinas e dinâmicas."
A Diretora Administrativa, Thayna Cristina Bento, complementa o escopo do trabalho: "Pusemos em prática o que havíamos planejado, organizando eventos, produzindo cartilhas técnicas para levar conhecimento especializado e, o ponto alto, criando materiais infantis e organizando visitas de crianças ao campo. Essa aproximação da nova geração com o agro é o coração do nosso trabalho e o verdadeiro legado que queremos deixar."
"Uma virada de chave" no propósito
Para os estudantes, a participação foi um divisor de águas.
"Participar da Maratona Jovem FAEMG foi muito mais do que um
desafio, foi uma virada de chave", relata Thayna. "Há mais de dois
anos, a Verde Safra era apenas uma ideia, mas a Maratona nos deu o
impulso e a estrutura para que esse sonho se tornasse uma bela e
vitoriosa realidade."
A Diretora de Marketing, Alexandra Cunha, compartilha desse sentimento, afirmando que a maratona "transformou uma antiga ideia em uma realidade vitoriosa e impactante".
A Diretora de Inovação, Isadora Tannús, define a experiência como "algo único na vida de cada um de nós. Uma experiência que mudou nosso propósito, nossa mentalidade e a forma de enxergar as oportunidades da vida. Tivemos o privilégio de chegar a lugares que nunca imaginamos, ainda sendo estudantes."
A Presidente, Jéssica Rezende, concorda: "Participar da 3ª Maratona FAEMG Jovem foi uma das experiências mais marcantes da minha trajetória. [...] Iniciativas como essa, promovidas pela FAEMG, realmente fazem a diferença: conectam jovens a um propósito maior, inspiram transformação e valorizam o agronegócio."
Superando os desafios
A jornada de seis meses não foi fácil. "O projeto nos tirou da zona
de conforto", continua Thayna, "exigindo de toda a equipe muita
persistência e resiliência, especialmente quando ouvíamos que a
'Empresa Júnior não dá certo'. A conquista do primeiro lugar [...]
é o ápice, mas a verdadeira vitória está em provar que o impossível
não existe quando se tem fé, propósito e dedicação."
A Diretora de Projetos, Jordana Silveira, também destaca a superação: "Só nós sabemos o quanto nos esforçamos e o que foi preciso abdicar para chegar até aqui. [...] Houveram momentos que nos desanimaram e tentaram nos derrubar, mas conseguimos superar cada um deles e seguir essa maratona com ainda mais força e propósito. Esse dia ficará marcado para sempre na minha memória."
Uma equipe que se tornou "família"
Para superar os desafios de conciliar a maratona, a faculdade e
outras responsabilidades, a união foi a chave. "Foram meses de uma
verdadeira maratona", conta Matheus Pires, Assessor Comercial.
"Repleta de desafios, conversas difíceis para resolver conflitos e
muitas decisões importantes a serem tomadas. Nossa equipe se
fortaleceu de um jeito único — viramos uma família. Aprendemos a
separar o profissional da amizade, sabendo puxar a responsabilidade
quando necessário e aplaudir quando merecido."
O Assessor Comercial Pedro Henrique concorda, afirmando que o companheirismo foi o maior prêmio: "A gente aprendeu na prática o que é ter garra, foco e, principalmente, união. [...] O que mais marcou pra mim foi o companheirismo que nasceu nessa jornada. Conheci pessoas incríveis, que se tornaram muito mais que colegas, viraram amigos de verdade, daqueles que quero levar pra vida. Em cada reunião, cada risada e até nos momentos de tensão, a gente se fortaleceu juntos."
A emoção da colheita e o legado
Para Elisabeth Soares, do Conselho Fiscal, a vitória superou todas
as expectativas: "Emocionante lembrar que, há alguns anos, nosso
maior sonho ao entrar na maratona era apenas fazer a Verde Safra
ser reconhecida. Queríamos mostrar quem éramos, o que
acreditávamos, e o propósito que nos move. Mas o que aconteceu foi
muito maior do que esperávamos. Vencemos! Essa conquista não é de
uma pessoa só — é de cada integrante que acreditou, que persistiu
[...] É o resultado de um time que sonhou junto e fez
acontecer."
A conquista teve um sabor ainda mais especial para Igor Malaquias, Diretor Comercial, que está em seu último semestre: "É o momento em que vejo a Verde Safra [...] conquistar o primeiro lugar. É a colheita de uma jornada que, posso garantir, não foi fácil. [...] Vencer a Maratona com o projeto de 'Conexão Campo-Cidade' é o ápice dessa trajetória. [...] Para mim, que encerro o ciclo da faculdade, sair com a Verde Safra campeã é a certeza de que deixamos um legado de valor. Não somos apenas uma Empresa Júnior: somos um grupo de jovens líderes obcecados por fazer a diferença no agro mineiro."
A Presidente da Verde Safra, Jéssica Rezende, resumiu o sentimento de orgulho: "Trazer esse prêmio para o Sindicato Rural de Uberlândia e para o IFTM campus Uberlândia foi a prova de que todo esforço valeu a pena."
Os estudantes fizeram questão de ressaltar que a conquista foi coletiva. Em seu depoimento, Thayna Cristina Bento fez um agradecimento especial aos parceiros que acreditaram no projeto desde o início, citando "o apoio fundamental do nosso orientador Tony Garcia, dos professores Luís Augusto e Lucas Abdalla, e de todos do IFTM. Nosso agradecimento especial ao Sindicato Rural de Uberlândia, ao presidente Thiago, ao Gustavo Lazzarini e, especialmente, à nossa madrinha Cristiane Castro. E claro, à FAEMG, em especial ao Ebinho, Felipe Maia, Silvana e Bianca Kastembal, por todo o suporte e parceria."
O sentimento de missão cumprida e o foco no futuro definem o grupo, como concluiu a Diretora de Inovação, Isadora Tannús: "Quando anunciaram nosso nome como ganhadores, foi mais que alegria, foi gratidão por ver nosso projeto e propósito reconhecidos. [...] Acreditamos que podemos transformar o mundo ao nosso redor, e em cada lugar que formos, levaremos com orgulho o nome da Verde Safra no peito."
