Submissões abertas para o XII Encontro de Práticas Docentes da Licenciatura em Computação
Crédito: Divulgação
O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), está com submissões abertas até 30 de novembro para o XII Encontro de Práticas Docentes (EPD), promovido pelo curso de Licenciatura em Computação. O evento, que neste ano será realizado no formato online no dia 13 de dezembro, das 14h às 17h30, propõe um espaço de socialização de experiências e pesquisas voltadas ao ensino, à formação docente e ao papel da tecnologia na educação.
Com o tema “Tecnologias digitais a serviço da educação”, o EPD é um evento consolidado no calendário do curso e reúne estudantes, professores e pesquisadores interessados em refletir sobre as práticas pedagógicas e os desafios contemporâneos da educação. A iniciativa estimula o diálogo interdisciplinar entre a computação e diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de fortalecer a formação docente crítica e inovadora.
Os trabalhos podem ser submetidos em dois formatos: resumo expandido (3 a 5 páginas) ou artigo completo (8 a 16 páginas). Os trabalhos devem seguir o modelo de template disponibilizado pela comissão organizadora. As orientações e o link para submissão estão disponíveis no formulário google disponibilizado pelos organizadores (clique aqui).
Dúvidas podem ser encaminhadas para epd.udicentro@iftm.edu.br.
Grupos de Trabalho
Nesta edição, os trabalhos poderão ser inscritos em cinco Grupos de Trabalho (GTs), que reúnem diferentes eixos temáticos:
O GT1 – Produção de Objetos Educacionais e Insumos para a Educação a Distância, coordenado por Carlos Magno Medeiros Queiroz e Walteno Martins Parreira Júnior, propõe discutir o papel das mídias e recursos digitais no contexto educacional, tanto em ambientes presenciais quanto a distância.
O GT2 – Políticas, Profissionalização e Saberes Docentes, sob coordenação de Danielle Cristina Silva, acolhe estudos sobre políticas de formação inicial e continuada, condições de trabalho docente e tendências na formação de professores.
O GT3 – Metodologias do Ensino da Computação, também coordenado por Elisa Antonia Ribeiro e Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar, aborda a presença da Computação na educação básica, as propostas curriculares e os desafios metodológicos da área.
O GT4 – Tecnologia Educacional, de Keila de Fátima Chagas Nogueira e Kenedy Lopes Nogueira, foca no uso de tecnologias digitais como ferramentas para aprimorar o ensino e ampliar o acesso à informação.
Por fim, o GT5 – Computação, Educação e Sociedade, coordenado por Daniel Trevisan Samways, busca promover uma reflexão crítica sobre os impactos da tecnologia na educação e na sociedade, incentivando debates sobre política, neoliberalismo e transformações no mundo do trabalho.
Cronograma e orientações
- Submissões: até 30/11/2025 (23h59)
- Avaliação dos trabalhos: até 05/12/2025
- Resultado preliminar: até 06/12/2025
- Revisões pelos autores: até 11/12/2025
- Resultado final: até 12/12/2025
- Evento on-line: 13/12/2025 – 14h às 17h30
