IFTM é destaque no XXVII Encontro Anual da Rede Mineira de Propriedade Intelectual
Crédito: Arquivo pessoal Wanessa Gobbo
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) teve uma participação de destaque no XXVII Encontro Anual da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2025, na Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Santa Mônica, em Uberlândia/MG. A instituição não apenas participou ativamente da programação, como também foi utilizada como modelo de estudo de caso na assembleia geral, evidenciando seu crescimento e maturidade na área de inovação e proteção intelectual.
O evento, realizado pela UFU por meio da Agência Intelecto e com apoio da FAPEMIG, reuniu gestores de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de todo o estado de Minas Gerais para debater avanços e desafios sob o tema "Os Dez Anos do Marco Legal da Inovação".
IFTM como referência em análise bibliométrica
Um dos pontos altos para o IFTM ocorreu durante a assembleia geral da Rede. O estudo "O Papel Estruturante da RMPI na Promoção de Inovações", que mapeou a produção científica e tecnológica das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) mineiras, escolheu o levantamento de dados do IFTM para ser apresentado na íntegra.
A análise bibliométrica exibida demonstrou a evolução da instituição na última década, apontando uma transição de pesquisas focadas em computação para áreas emergentes e multidisciplinares, como biotecnologia, nanotecnologia, ciências ambientais e inteligência artificial. O estudo também destacou a curva de crescimento nos pedidos de patentes do IFTM, projetando tendências positivas para os próximos anos e reforçando sua posição como ICT de destaque no estado.
Debate sobre Inteligência Artificial
A atuação do IFTM se estendeu à condução dos debates técnicos. O coordenador-geral de Inovação e Empreendedorismo do IFTM, Rodrigo Rossi, foi convidado para moderar o painel "Inteligência Artificial Generativa e Propriedade Intelectual". A mesa contou com a participação do professor Alexandre Cardoso (UFU) e de Vanessa Sensato (Agência Sabiá), discutindo os impactos das novas tecnologias na gestão da propriedade intelectual.
Rossi destacou a relevância do encontro e da Rede Mineira de Propriedade Intelectual: “a Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) se destaca por ser a única associação do gênero no Brasil, evidenciando o forte comprometimento das ICTs mineiras com a pauta da inovação. Anualmente, as entidades filiadas — entre elas o IFTM — se reúnem para discutir políticas públicas, compartilhar boas práticas e aproximar os diversos agentes que promovem inovação no estado", afirmou.
O coordenador também comentou sobre o reconhecimento da instituição. "Nesta edição, recebemos o convite para atuar como moderadores de uma das mesas, dedicada ao tema ‘Inteligência Artificial Generativa e Propriedade Intelectual’. O IFTM tem ganhado relevância no cenário estadual pelo crescimento consistente de seus registros junto ao INPI, reforçando sua atuação como ICT de destaque em Minas Gerais", completou.
A servidora Wanessa de Sousa Gobbo Vieira também esteve presente no evento, participando ativamente das discussões e capacitações da programação. A participação do IFTM reforça seu posicionamento estratégico no ecossistema mineiro de inovação e o alinhamento de seus diversos campi com as demandas tecnológicas atuais.
