Intervenção artística

Estudantes dos terceiros anos do curso Técnico em Alimentos do IFTM Campus Uberaba realizam produções artísticas em diversas áreas da instituição

Atividade de artes integrou criação visual, escolha de espaços e prática baseada na Intervenção Urbana
Publicado em 25/11/2025 15:11 Atualizado em 25/11/2025 15:50
Compartilhe:
Compartilhe:
Duas estudantes pintam um banco de concreto ao ar livre, em área gramada e ensolarada do campus. Uma delas está agachada, segurando um pote de tinta, enquanto a outra, em pé, se inclina para alcançar a lateral do banco. Ao fundo, outros alunos também participam das pinturas e circulam pelo local
Duas estudantes pintam um banco de concreto ao ar livre, em área gramada e ensolarada do campus. Uma delas está agachada, segurando um pote de tinta, enquanto a outra, em pé, se inclina para alcançar a lateral do banco. Ao fundo, outros alunos também participam das pinturas e circulam pelo local
Crédito: Aldo Luís Pedrosa da Silva

As turmas dos terceiros anos do Curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba desenvolveram, ao longo de outubro, um trabalho artístico que ganhou forma nas duas primeiras semanas de novembro. A proposta integrou os conteúdos da unidade curricular de Artes e teve como foco a Intervenção Urbana, modalidade de arte contemporânea que utiliza o espaço público como suporte para criação.

A partir dessa abordagem, os estudantes definiram os locais e as imagens que seriam trabalhados nas intervenções. O 3º F escolheu os bancos do ponto de ônibus principal, ao lado da Reprografia, como área de atuação. Já o 3º G realizou suas pinturas nos bancos localizados diante da Lanchonete (Coopera), próximos ao Refeitório e no ponto de ônibus situado na área do Almoxarifado. As escolhas dialogaram com os espaços mais frequentados pelas turmas no cotidiano do campus.

O professor Aldo Luís Pedrosa da Silva afirmou: "Os bancos, locais escolhidos para a intervenção, normalmente lugares de espera, descanso e lazer, ganharam novos significados a partir da atuação dos estudantes. Agora, são espaços que guardam memórias e subjetividades e representam adolescentes que estiveram grande parte dos últimos três anos de suas vidas circulando por ali, despedindo-se do IFTM ao deixar produções que remetem às vivências e às personalidades do grupo".

"Além de um trabalho didático, esta experiência proporciona aos artistas-estudantes uma sensação de pertencimento à história do IFTM Campus Uberaba e incentiva nos demais estudantes e servidores um olhar atento e cuidadoso sobre o patrimônio público escolar", acrescentou Aldo.

As estudantes também relataram suas vivências. Maria Cláudia Pereira Gonçalves declarou: "o projeto que fizemos com o professor Aldo foi muito bom. Além de nos distrair das aulas e permitir que colocássemos nossa criatividade para fora, também foi uma forma de deixar nossa marca e nos despedir do IF. Ao final, sentimos que o projeto não apenas refletiu nosso esforço, mas também fortaleceu nossos laços como turma, criando memórias que levaremos para sempre".

"A experiência de pintura foi uma forma muito criativa de ampliar nossos horizontes e deixar nossa marca para sempre no IF, marcando nossa presença no Campus Uberaba por meio de pinturas coloridas e únicas, que expressam nossa arte e nossa personalidade em cada detalhe. Para mim, foi uma vivência muito enriquecedora e divertida, na qual pude me conectar ainda mais com o mundo das artes", afirmou Isabela Rocha Fiales.

Por fim, Sarah Pietra relatou: "a experiência de deixar nossa marca no nosso último ano foi incrível. Enquanto eu pintava os bancos passava pela minha cabeça a reação de novos alunos ao ver nosso legado deixado, principalmente vendo os alunos deixando suas assinaturas. Foi impossível não se emocionar lembrando de tudo que vivemos no IF, sentirei saudades".

O fechamento do projeto marca o término das intervenções e insere a atividade no conjunto das práticas pedagógicas realizadas ao longo do ano.

 

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas