IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico promove segunda edição da Festa das Nações: um espetáculo multicultural com apresentações criativas e viagem pelo mundo
Crédito: Profa. Ma. Natália Fonte Boa Romualdo
No dia 29 de novembro, professores e estudantes dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Parque Tecnológico, realizaram a segunda edição da Festa das Nações.
A atividade reuniu todas as turmas dos cursos técnicos e atraiu estudantes, familiares, servidores e visitantes da comunidade local. Realizada na Unidade II, a festa teve como objetivo promover a troca de conhecimentos por meio da investigação e apresentação de aspectos históricos, sociais, culturais, físicos, econômicos e científicos de diversos países.
Cada turma foi designada a um país previamente sorteado, representando diferentes continentes cujos eixos temáticos explorados foram desde a localização, história até cultura, economia e contribuições científicas. Entre os países selecionados estavam Butão, Nepal, Suriname, Nicarágua, Ruanda, Guiné-Bissau, Trinidad e Tobago, Estônia, Bósnia e Timor-Leste, oferecendo aos visitantes uma verdadeira viagem multicultural.
A proposta com caráter interdisciplinar, reuniu conteúdos de Geografia, História, Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês, Sociologia, Filosofia, Biologia, Economia e outras áreas.
Durante a manhã, os estudantes se dedicaram à ambientação das salas temáticas, com decorações, mapas, cartazes, elementos culturais, dados estatísticos, curiosidades e até apresentações de comidas típicas, músicas e danças. A partir das 8h30, as turmas passaram a receber os visitantes, explicando de forma clara e envolvente os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo do ano letivo.
O evento se destacou pela dedicação e empenho das turmas, que demonstraram criatividade na apresentação dos conteúdos e comprometimento com a pesquisa. A recepção da comunidade externa no evento permitiu a aproximação e ampliação do conhecimento sobre as atividades acadêmicas que o Instituto oferece que vão desde as práticas pedagógicas dinâmicas, o protagonismo estudantil e a construção coletiva do conhecimento.
