Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica e Núcleo de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas do IFTM Campus Uberaba promovem diálogos colombianos e caribenhos
Crédito: Anderson Brettas
O IFTM Campus Uberaba realizou o evento Diálogos Colombianos e Caribenhos, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGET) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). A programação reuniu estudantes, docentes e comunidade em uma roda de conversa com as doutorandas Irene Verbel-Sierra e Silvia Montoya Duffis, da Universidad del Magdalena, que participam de atividades no campus por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).
As convidadas apresentaram suas pesquisas, compartilharam aspectos de suas trajetórias e dialogaram sobre educação, interculturalidade, território, cultura e música. O membro do NEABI, Mauro Cristiano de Paula Silva, representou o núcleo durante a atividade e contribuiu para as discussões.
Durante a estadia de 20 dias em Uberaba, as doutorandas participaram de atividades acadêmicas, artísticas e culturais no IFTM e integraram uma roda de conversa no V Congresso Nacional de Estudos das Relações Étnico-raciais (CONERER), em Patos de Minas-MG, ampliando o alcance das trocas formativas entre Brasil e Colômbia.
O professor do PPGET Anderson Claytom Ferreira Brettas, mediador e coordenador do encontro, disse que iniciativas como esta ampliam horizontes e fortalecem a internacionalização do programa. "Eventos como este são muito salutares, reforçam nosso compromisso com a internacionalização e oportunizam à nossa comunidade o compartilhamento de práticas, saberes e visões de mundo diversas".
O coordenador do PPGET, professor Adriano Eurípedes Medeiros Martins, explicou que a vinda das pesquisadoras integra um movimento contínuo de aproximação acadêmica. Em sua fala, pontuou que o intercâmbio "é uma forma de unirmos e comprovarmos a eficácia da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão".
Ao comentar sua experiência, Silvia Montoya Duffis registrou agradecimento ao IFTM e relatou que a vivência ampliou sua compreensão sobre diversidade e justiça educativa. “Agradeço profundamente ao IFTM por me receber nesta experiência acadêmica e pela acolhida calorosa em cada um de seus campi"
Irene Verbel-Sierra, por sua vez, destacou que o período no Brasil permitiu conhecer diferentes níveis de ensino, aproximar-se de culturas locais e fortalecer laços entre os povos latino-americanos. Sobre sua vivência, sintetizou: “Foi uma experiência profundamente enriquecedora, que marca um antes e um depois na minha vida acadêmica e pessoal”.
O coordenador do PPGET, Adriano Eurípedes Medeiros Martins, também comentou o impacto da participação das pesquisadoras. “A chegada das doutorandas colombianas evidencia a consolidação das ações integradas de ensino, pesquisa e extensão que temos desenvolvido, fortalecendo nossa perspectiva de internacionalização".
O professor explicou que a presença das pesquisadoras integra um movimento contínuo de aproximação acadêmica e reforça as práticas colaborativas do Programa.
A doutoranda do PPGET e membro da comissão organizadora, Rafaela Mariane Sousa Nunes da Silva, comentou que a convivência com as pesquisadoras estrangeiras contribuiu para um aprendizado mais vivo e significativo. A roda de conversa ampliou nossas perspectivas ao revelar a potência de suas pesquisas e a riqueza da cultura colombiana".
O evento integra o conjunto de ações de internacionalização do IFTM Campus Uberaba, ampliando conexões acadêmicas e contribuindo para o fortalecimento das redes de pesquisa e extensão.
