Inteligência Artificial

X Workshop de Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação discute celulares, Inteligência Artificial e educação em evento online

Evento do Campus Uberlândia Centro acontece no dia 6 de dezembro, com mesa redonda e apresentações em 13 grupos de trabalho
Publicado em 04/12/2025 12:22 Atualizado em 04/12/2025 15:36
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Inscrições para ouvintes estão abertas e participantes terão direito a certificado de participação
Inscrições para ouvintes estão abertas e participantes terão direito a certificado de participação
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), promove, no dia 6 de dezembro de 2025, o X Workshop de Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação (TLME), evento online com carga horária de 7 horas e temática central “Entre a proibição e a inovação: celulares e IA na educação”. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na página do evento, no portal do IFTM (https://iftm.edu.br/eventos/workshoptlme2025).

Ao longo de uma década de realização, o Workshop TLME tem se consolidado como espaço de divulgação científica de trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, reunindo docentes, estudantes e pesquisadores de diferentes instituições de educação básica e superior. Este ano, foram mais de 70 trabalhos aprovados nos Grupos de Trabalho (GTs) e a proposta é difundir conhecimentos sobre o uso de tecnologias, linguagens e mídias no campo da Educação e fortalecer redes de colaboração acadêmica em torno do tema.

A edição de 2025 será realizada das 9h30 às 17h30, com transmissão da cerimônia de abertura e da mesa redonda pelo canal oficial do IFTM Udicentro no YouTube e, no período da tarde, apresentações de trabalhos dos GTs organizados em salas virtuais específicas. Os links de acesso às salas dos GTs serão enviados exclusivamente às pessoas inscritas no evento.
Sob coordenação geral da professora Gyzely Suely Lima, do IFTM Campus Uberlândia Centro, o workshop mantém o caráter gratuito e a vocação para promover tecnologias sociais voltadas à divulgação científica, articulando experiências de diferentes regiões do país e áreas de atuação profissional.

Mesa de abertura aborda celulares na escola e letramento em Inteligência Artificial

A programação começa às 9h30, com a cerimônia de abertura e a mesa redonda “Entre a proibição e a inovação: celulares e IA na educação”, mediada pela professora Gyzely Lima. A proposta é discutir, em perspectiva crítica, o lugar dos dispositivos móveis em contextos escolares e as implicações da legislação recente sobre o uso de celulares, considerando orientações do Ministério da Educação e de outros órgãos federais.

Ao longo do debate, as convidadas devem tratar de desafios e possibilidades do uso pedagógico de celulares em uma sociedade hiperconectada, marcada pela lógica do capitalismo de dados, bem como dos impactos de políticas de proibição ou restrição desses dispositivos na escola. A mesa também discutirá o papel do letramento digital e do desenvolvimento de competências críticas em torno da Inteligência Artificial, com destaque para a necessidade de formar sujeitos capazes não apenas de utilizar ferramentas de IA, mas também de compreender seus vieses, implicações éticas e potenciais de inovação tecnológica na educação.

A abordagem integra questões sobre proteção de dados, autonomia docente, formação cidadã e inovação educacional, buscando contribuir para o debate público sobre tecnologias digitais, regulação e práticas pedagógicas em diferentes níveis de ensino.

Grupos de trabalho reúnem pesquisas em 13 eixos temáticos

No período da tarde, das 13h às 17h30, o X Workshop TLME concentrará as apresentações de trabalhos em 13 grupos de trabalho temáticos, distribuídos em salas virtuais. As propostas contemplam desde o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, práticas pedagógicas com tecnologias digitais e experiências em Educação a Distância até discussões sobre educação inclusiva, formação docente, educação do campo, políticas públicas educacionais e educação das relações étnico-raciais.

Entre os GTs estão, por exemplo, “Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação”, “Práticas Pedagógicas com a utilização de tecnologias digitais”, “Educação a Distância (EaD) e Ensino Mediado pelas Tecnologias”, “Práticas educativas inclusivas e acessíveis na educação básica e superior”, “Tecnologias digitais na educação e na formação de recursos humanos” e “Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica”. Há ainda grupos dedicados à “Inteligência Artificial Generativa na Educação”, à “Educação do Campo”, à “Educação das relações étnico-raciais” e a temas como Língua de Sinais, ensino de línguas estrangeiras e metodologias de pesquisa-ação e pesquisa narrativa na formação de profissionais da Educação.

Docentes do IFTM Campus Uberlândia Centro participam da coordenação de diferentes grupos de trabalho, a exemplo de iniciativas relacionadas ao uso pedagógico de tecnologias digitais, à formação docente, à inclusão, à educação das relações étnico-raciais e ao ensino de línguas mediado por tecnologia. A presença de professores de outras instituições federais e universidades públicas reforça o caráter interinstitucional do evento e a articulação entre diferentes áreas do conhecimento.

A relação completa de trabalhos aprovados para apresentação nas salas temáticas está disponível para consulta no site do evento, na seção de documentos, e contempla pesquisas concluídas e em andamento, relatos de experiência, propostas de produtos educacionais e estudos teóricos.

Inscrições e público-alvo

As inscrições para o X Workshop de Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação são gratuitas e devem ser realizadas pela página oficial do evento no portal do IFTM (https://iftm.edu.br/eventos/workshoptlme2025).. Após a confirmação da inscrição, os participantes receberão, por e-mail, os links de acesso às salas virtuais dos grupos de trabalho.

O evento é voltado a docentes da educação básica e superior, estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, além de pesquisadores, gestores educacionais e demais profissionais interessados em discutir o uso de tecnologias, linguagens e mídias na educação em suas diferentes dimensões, com foco na formação crítica, na inclusão e na inovação pedagógica.

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