IFTM realiza defesa de TCC de pós-graduando e destaca articulação institucional para práticas inclusivas na Educação Profissional e Tecnológica
Crédito: Patrícia Gomes de Macedo e Natália Moraes
Na última quinta-feira (4), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba Parque Tecnológico realizou, por meio de sala virtual no Google Meet, a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Savyo Rodrigues de Oliveira Costa, concluinte da Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertada na modalidade a distância.
Durante o curso, o estudante integrou o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), instrumento pedagógico fundamental para a educação inclusiva, responsável por identificar barreiras, orientar estratégias e definir ações voltadas ao desenvolvimento das habilidades de estudantes com deficiência.
A elaboração e o acompanhamento do PAEE foram conduzidos por uma equipe intersetorial composta por Marina Beatriz Ferreira Vallim e Marcelo da Silva Barreiro, da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CAPNE); Francelina Neta Coutinho, do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE); além do Setor Pedagógico, representado por Lívia Mara Menezes Lopes (pedagoga) e Patrícia Gomes de Macedo (técnico em assuntos educacionais). A tutoria pedagógica foi realizada por Franciele de Carvalho Ferreira, e a coordenação do curso está sob responsabilidade de Márcia de Freitas Zago. A atuação conjunta desses setores garantiu acessibilidade, mediações pedagógicas adequadas e condições para a participação plena do estudante ao longo da formação.
Orientado pelo Prof. Dr. Wesley Antônio Gonçalves, Savyo desenvolveu um estudo que analisou os caminhos da inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase no papel da docência, da tutoria, do NAPNE, das tecnologias educacionais e da mediação institucional.
A banca examinadora contou com duas pesquisadoras reconhecidas na área da inclusão educacional. A Profa. Dra. Dilma Maria de Mello da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é referência nacional e internacional em pesquisas sobre formação de professores, tecnologias digitais e assistivas, ensino para estudantes com baixa visão e abordagem narrativa na educação. Sua trajetória acadêmica consolidada contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas tanto na educação básica quanto no ensino superior. Também integrou a banca a Profa. Dra. Rutiléia Maria de Lima Portes, pedagoga do IFTM, cuja trajetória envolve pesquisas em tecnologia assistiva, deficiência visual e políticas institucionais de diversidade. Rutiléia atua ainda como presidente da Comissão de Atualização do Programa de Ações Afirmativas do IFTM e como representante da região Sudeste na Comissão de Coordenadores de Acessibilidade das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Trajetória e formação acadêmica
De acordo com o orientador Wesley Gonçalves, que já havia trabalhado com o estudante na unidade curricular “Práticas Educativas Inclusivas na EPT: teorias e didáticas”, o percurso formativo foi marcado pelo compromisso, pela ética e pela construção colaborativa.
“Identifiquei seu comprometimento, sua sensibilidade e sua capacidade de articular teoria e prática a partir de sua própria experiência enquanto estudante público-alvo da Educação Especial. Desde o início, compreendi que este seria um percurso de aprendizado mútuo”, afirmou.
O professor destacou ainda que, embora houvesse a possibilidade de elaboração de um TCC simplificado, prevista para atender às necessidades específicas do estudante, a decisão conjunta foi pela construção de uma pesquisa estruturada, resultando em um artigo científico completo, cujo propósito é, inclusive, submeter o texto às avaliações de periódicos científicos com extrato Qualis/CAPES.
“A dedicação demonstrada por ele, associada ao apoio pedagógico e institucional ofertado pelo IFTM, resultou em um trabalho que transcende a exigência formal do TCC. Trata-se de uma produção que evidencia que inclusão, quando conduzida com responsabilidade e compromisso coletivo, transforma-se em processo formativo potente, revelando capacidades, potencialidades e caminhos possíveis na Educação Profissional e Tecnológica”, acrescentou.
Ao concluir a defesa com êxito, Savyo reforça que a inclusão educacional não é concessão: é direito, é prática ética e é expressão da missão pública do Instituto Federal. Para mim, na condição de professor, pesquisador e advogado, acompanhar sua trajetória foi uma honra e uma experiência profundamente enriquecedora, que reafirma a centralidade do diálogo, da mediação docente e da crença no potencial transformador da educação.
A aprovação do TCC de Savyo Rodrigues de Oliveira Costa reafirma a efetividade das políticas de inclusão do IFTM e evidencia que ações coordenadas entre setores pedagógicos, CAPNE, NAPNE, tutoria e docência fortalecem o acesso, a permanência e o êxito de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica.
