Práticas Pedagógicas

IFTM Campus Uberaba apresenta atividades da Prática Pedagógica como Componente Curricular na Licenciatura em Ciências Biológicas

Estudantes elaboram materiais didáticos a partir de conteúdos curriculares e observações registradas em campo
Publicado em 11/12/2025 12:00 Atualizado em 11/12/2025 12:01
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A Prática Pedagógica como Componente Curricular (PPCC) do 6º período da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba apresentou os resultados do trabalho desenvolvido pelos estudantes ao longo do semestre. A atividade, acompanhada pelas professoras Juliene Silva Vasconcelos e Polyanna Miranda Alves, reuniu reflexões, análises e materiais didáticos produzidos a partir dos conteúdos estudados.

O projeto "Interações ecológicas e sua abordagem interdisciplinar no Ensino Médio: articulando Políticas Públicas Educacionais, Parasitologia e Genética" estabeleceu a base para a elaboração das propostas apresentadas. As disciplinas de Parasitologia, Genética e Políticas Públicas Educacionais forneceram os referenciais conceituais que orientaram a construção dos materiais produzidos pelos estudantes, compondo um conjunto de análises alinhado ao trabalho realizado ao longo do semestre.

Para ampliar essa construção, as observações registradas na Serra do Japi, em Jundiaí (SP), sob orientação dos professores Sérgio Hayato Seike e Ana Isa Marquez Rocha Machado, complementaram a etapa de estudos. A vivência de campo permitiu aos estudantes relacionar conteúdos teóricos às dinâmicas ambientais observadas, contribuindo para a produção de esquemas, infográficos e outros recursos didáticos destinados ao ensino médio.

Ao comentar os resultados, a professora Juliene Silva Vasconcelos afirmou que "a integração entre Biologia de Campo e PPCC ampliou o entendimento sobre como os conteúdos das disciplinas dialogam no processo de formação docente". A professora Polyanna Miranda Alves destacou que os trabalhos "mostram a dedicação da turma ao relacionar teoria e prática durante o semestre".

Os estudantes também compartilharam suas percepções. Agatha Cristyne Azevedo dos Reis declarou que integrar diferentes áreas do conhecimento "contribuiu para ampliar sua visão sobre a prática docente". Laura Marliane Barbosa Roqchil e Ana Vitória de Almeida Seabra disseram que a PPCC "favoreceu o exercício da transposição didática com responsabilidade conceitual". Luis Henrique Penha Silva observou que compreender a relação entre polinizadores e plantas "aprofundou o entendimento da turma sobre fenômenos ecológicos e educação ambiental".

A atividade foi concluída com a apresentação dos materiais produzidos ao longo do semestre, demonstrando a articulação entre fundamentos científicos, observação de campo e elaboração de recursos didáticos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

 

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