Projetos

Projeto de Habilidades para Vida fortalece o desenvolvimento integral de estudantes do IFTM Campus Patos de Minas

Iniciativa do Napne promove ações voltadas ao bem-estar, às relações interpessoais e à saúde mental dos estudantes dos primeiros anos
Publicado em 16/12/2025 11:12 Atualizado em 16/12/2025 11:12
Compartilhe:
Compartilhe:
Cartazes confeccionados durante o último encontro do
Cartazes confeccionados durante o último encontro do "Projeto de habilidades para Vida"
Crédito: Equipe executora do projeto

O Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFTM Campus Patos de Minas realizou, no ano de 2025, o "Projeto de Habilidades para Vida", envolvendo todas as turmas de primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O objetivo do trabalho esteve alinhado aos programas de Ensino de Habilidades para a Vida, propostos pela Organização Mundial da Saúde. Esses programas devem englobar características afetivas, sociais e cognitivas que, quando trabalhadas, podem favorecer a resolução de situações do dia a dia e potencializar as relações interpessoais, além de promover cuidados com a saúde mental e física.

As atividades foram realizadas entre os meses de março e agosto, contando com seis encontros com cada uma das turmas. Entre dinâmicas, palestras e discussões em grupo, o projeto possibilitou trabalhar com os estudantes temas como autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, formas de lidar com os sentimentos, formas de lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas.

No último encontro de cada turma, os estudantes foram estimulados a utilizar as habilidades trabalhadas ao longo do projeto, de forma a gerar profunda reflexão sobre seis situações-problemas comuns de ocorrerem no ambiente escolar, como a exclusão em sala de aula, os conflitos em trabalho em grupo, o cyberbullying, o estresse em períodos de provas, a desmotivação e o uso indevido da Inteligência Artificial. A partir das reflexões geradas, foram confeccionados pelos estudantes, cartazes contendo propostas para a resolução dessas situações, bem como alguns meios de se evitá-las.

De acordo com Victória Philipino, psicopedagoga e coordenadora do projeto:

“Nós percebemos, olhando para anos anteriores, que os estudantes do primeiro ano do ensino médio são os que passam por um momento mais complicado, pois é uma fase de adaptação muito grande: eles vêm de outras escolas, estão passando do ensino fundamental II para o ensino médio, iniciando um curso técnico, além de vários estarem até mesmo vindo de outras cidades. Considerando isso, e também o momento da própria fase de desenvolvimento pela qual estão passando, refletimos que seria muito benéfico a realização deste projeto. E, ao fazermos uma análise deste ano, pudemos observar uma redução dos atendimentos voltados a questões como a exclusão em sala de aula e dificuldades em relacionamentos interpessoais, o que mostra a importância da realização de práticas preventivas no ambiente escolar.”

O Projeto de Habilidades para Vida reafirma o compromisso do IFTM Campus Patos de Minas com a formação integral dos estudantes, ao promover ações preventivas e educativas que contribuem para o bem-estar, a convivência escolar e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida pessoal, acadêmica e social.

Compartilhe:

Notícias relacionadas