Vozes e Sons: Coral do IFTM Campus Uberaba reúne participantes com diferentes trajetórias ao longo do ano
Crédito: Lorena Bonifácio
Durante o ano de 2025, o IFTM Campus Uberaba viveu uma experiência musical marcada pelo canto coletivo com a realização do Coral Vozes e Sons, sob a regência e coordenação da professora Marvile Palis Costa Oliveira. A iniciativa reuniu estudantes e servidores em ensaios semanais, criando um espaço regular de encontro, escuta e prática artística.
Os ensaios, realizados às quintas-feiras com duração de uma hora, foram estruturados para integrar técnica e sensibilidade. A cada encontro, os participantes exploraram teoria musical aplicada ao canto, exercícios de respiração, percepção corporal e musical, além de práticas de aquecimento, desaquecimento vocal, dicção e afinação, o que favoreceu a construção gradual da segurança vocal do grupo.
Esse percurso técnico caminhou lado a lado com a compreensão do fazer coletivo. A leitura dos gestos da regente, o entendimento do papel da regência e a relação entre voz e acompanhamento instrumental foram trabalhados de forma contínua, enquanto o repertório foi construído de maneira colaborativa, reunindo músicas populares brasileiras, cantigas tradicionais e produções culturais brasileiras.
Ao longo do ano, o Coral Vozes e Sons realizou apresentações e recitais no IFTM Campus Uberaba e participou de eventos externos comemorativos e momentos culturais. Nessas ocasiões, o público foi convidado a conhecer não apenas as músicas interpretadas, mas também os contextos históricos e sociais das obras, seus compositores e aspectos interpretativos, por meio de explanações didáticas realizadas antes ou durante as apresentações.
Para Marvile Palis Costa Oliveira, o Coral do Campus Uberaba consolidou-se como um espaço de aprendizado, escuta e pertencimento. "Cada voz que chegou tímida e se transformou em um canto seguro e cheio de identidade reafirmou a importância desse grupo. Ver os coralistas compartilhando o mesmo espaço, respirando no mesmo compasso e confiando uns nos outros para construir harmonia foi o maior presente deste projeto", afirmou a professora.
Matilde das Graças Soares avaliou que a participação no coral provocou reflexões pessoais e fortaleceu vínculos no cotidiano institucional. "Os ensaios eram sempre repletos de energia boa, contagiante. As apresentações trouxeram uma emoção difícil de descrever. É um espaço em que estudantes, docentes e técnicos administrativos se tornam iguais, todos aprendizes, e isso foi grandioso de vivenciar", relatou.
"A música vai muito além de acordes. Não é necessário saber cantar, é necessário sentir e estar disposto. A cada ensaio e a cada apresentação, a emoção era renovada", afirmou Giselle Romualdo Rodrigues Gonçalves, destacando o caráter inclusivo da experiência musical.
Bolsista e coralista, Isabela Rocha Fiales relatou que a experiência teve reflexos diretos em sua rotina acadêmica. "Percebi uma melhora no meu ano letivo e vivi momentos de paz ao cantar em um grupo acolhedor, no qual me senti pertencente desde os primeiros encontros", afirmou.
Integraram a equipe executora a bolsista Isabela Rocha Fiales, estudante do 3º ano do curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio, além de Claudemir Oliveira Souza, Geandre de Carvalho Oliveira, Mara Cristina Piolla Hillesheim e Ruy de Aguiar Araújo Júnior.
Vozes e sons em números
O perfil dos coralistas evidenciou o caráter formativo do projeto. Mais da metade dos participantes, 58,6%, nunca havia participado de um coral, e 41,4% vivenciaram ali a primeira experiência musical estruturada. Entre as motivações, apareceram o desejo de cantar em grupo, o interesse pelo desenvolvimento musical e a curiosidade pela vivência coral.
Os resultados do projeto apontaram avanços na formação musical e pessoal dos participantes e contribuíram para a formação de plateia, ao ampliar o acesso à prática vocal coletiva. A condução dos ensaios foi avaliada como excelente por 89,3% dos coralistas e como muito boa por 10,7%. Além disso, 71,4% relataram impacto positivo no bem-estar emocional e no fortalecimento da autoestima.
Ensino, pesquisa, extensão e inclusão em harmonia
As atividades do Coral Vozes e Sons articularam ensino, pesquisa e extensão e ampliaram a presença da música no cotidiano do IFTM Campus Uberaba. Ao longo do ano, a iniciativa reuniu participantes com diferentes trajetórias e transformou o espaço de ensaio em um ambiente regular de convivência, aprendizado e participação coletiva.
Essa atuação também se refletiu em agendas mais amplas da educação pública. Ao adotar o canto coletivo como prática educativa acessível, o projeto dialogou com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, voltado à educação de qualidade. A participação de pessoas sem experiência prévia em atividades corais aproximou a iniciativa do ODS 10, relacionado à redução das desigualdades. Já a dinâmica construída nos ensaios, baseada na escuta e na cooperação, esteve associada ao ODS 16, que trata do fortalecimento de práticas institucionais inclusivas.
Com o encerramento das atividades de 2025, o Coral Vozes e Sons consolida-se como uma ação cultural que integrou formação musical, convivência institucional e acesso à música no Campus Uberaba.
